fbpx
English Spanish Portuguese Chinese (Simplified)
English Spanish Portuguese Chinese (Simplified)

1 Pedro 2:1-8, Como Crescer na Vida com Deus

1 Pedro 2:1-8, Como Crescer na Vida com Deus

 

1. o propósito dos versos

O objetivo de Pedro nesses versos é estimular os crentes a amadurecerem na fé e crescerem na relação com Deus, por meio de Cristo. Pedro oferece as condições para que esse crescimento ocorra e nos brinda com razões valiosas para nos aproximarmos regularmente de Jesus, o fundador, sustentador e edificador da Igreja.

 

2. argumentos do autor

O capítulo 2 inicia com a conjunção portanto ou por isso, deixando claro que há uma ligação com os versos anteriores. Nos versos 13 a 25 do capítulo 1, Pedro argumenta que a obra de Cristo resultou em 3 propósitos muito claros. Em primeiro lugar, nos purificar para uma vida separada, que vive em santidade (versos 13 a 16). Isso ocorre quando a obra de Jesus nos alcança e nos perdoa de todos os pecados. Em segundo lugar, nos conduzir a uma vida cheia de frutos (versos 17-21). Isso se evidencia no dia a dia, através de uma vida que compreende estar em missão para a glória de Deus. Em último lugar, nos limpar do egoísmo para amarmos outras pessoas (versos 22 a 25). Esse amor deve ser marcado por dedicação entusiasmada e cheia de fervor.

Ao mesmo tempo que Pedro conclui o pensamento dos versos anteriores, também insere uma nova estrutura de argumento, ao convocar os crentes a buscarem crescimento espiritual. Colocando de outra maneira, Pedro está dizendo que, para vivermos os 3 propósitos desejados por Deus, precisamos nos limpar de toda sujeira que estraga os relacionamentos e buscar, como crianças recém-nascidas, crescer na vida cristã. Quando ele começa a ensinar sobre como alcançar a maturidade cristã, um novo assunto é iniciado.

 

Sigamos o que Pedro nos ensina sobre maturidade cristã.

Em primeiro lugar, para crescermos em maturidade cristã é necessário nos livrar de tudo o que estraga os relacionamentos. No verso 1, Pedro oferece uma lista daquilo que precisamos jogar fora. Engano, maledicência, fofoca, intriga, hipocrisia, traição, inveja e maldade. Todas essas atitudes, sentimentos e pensamentos têm o potencial de frear a maturidade e destruir qualquer bom relacionamento.

Em segundo lugar, para crescermos em maturidade cristã é necessário fazer uso de um bom alimento espiritual. No verso 2, Pedro estimula os crentes a desejarem alimentar-se do genuíno leite espiritual, que é o conhecimento e meditação na Palavra de Deus, a fim de experimentarem crescimento na fé. A comparação que Pedro faz é marcante! Sugere aos cristãos terem o mesmo apetite de uma criança recém nascida que, ao beber o leite materno, recebe todos os nutrientes que seu corpo precisa, imuniza-se contra várias enfermidades e cresce com saúde e naturalidade.

Em terceiro lugar, para crescermos em maturidade cristã é necessário edificar nossas vidas sobre sólido fundamento. No verso 4, Pedro convoca os crentes a se aproximarem de Cristo para experimentarem crescimento. Ele oferece 3 razões muito valiosas para buscarmos a Jesus.

Primeiro, porque Cristo é a pedra que vive. Pedro entende que não é possível construir uma vida sólida à parte de Jesus. Recebemos vida quando Cristo nos transforma. Jesus se apresenta nas Escrituras como o pão da vida, a luz do mundo, a água que mata a sede. Ele é o caminho, a verdade e a vida.

Segundo, Pedro nos ensina que Cristo é a pedra rejeitada pelos homens, mas preciosa para Deus. Pedro coloca em contraste o valor que os homens deram a Cristo e o valor que ele recebeu de Deus Pai. Depois de viver de modo justo e perfeito, os homens tramaram para lhe arrancar a vida, traíram-no e o penduraram num maldito madeiro. Enquanto recebia a desvalorização dos homens, Deus frequentemente lhe dizia: “Este é o meu Filho, marcado pelo meu amor e alegria da minha vida. Ouçam-no!” (Lucas 17:5) Deus Pai sempre amou o Filho e o elegeu como seu grande tesouro, o seu amado.

A terceira razão para buscarmos a Jesus é que, por meio dele, recebemos vida e fomos conectados à família de Deus. Na primeira parte do verso 5, Pedro diz que somos pequenas pedras vivas que juntas, formam a preciosa Igreja de Jesus, crescendo sobre o fundamento de Cristo, que é a Pedra Angular. Pedro compreende que, se Jesus nos purificou, fomos conectados organicamente a ele. Se Jesus é a pedra principal que sustenta todo o edifício, somos as pequenas pedras usadas na consolidação de sua bela e amada Igreja. Jesus chama uma multidão, espalhada por todas as partes do planeta, para formar um povo exclusivamente seu.

 

Em quarto lugar, para crescermos em maturidade cristã é necessário compreender que somos casa espiritual. Na segunda parte do verso 5, Pedro amplia seu argumento dizendo que não somos apenas pedras vivas, mas fomos feitos residência de Deus. Deus, através de seu Espírito Santo, habita em todos os que creram em Cristo para a salvação. A Bíblia também chama os crentes de templo do Espírito Santo. A Igreja, que é o corpo de Cristo, é também habitada por sua doce presença. Que verdade maravilhosa! Constitui-se num poderoso tônico que nos estimula a desejarmos o crescimento na intimidade com Deus. O próprio Deus faz morada em nós, sustenta-nos em todas as dificuldades, consola-nos e conduz todas as coisas para um fim glorioso.

Em quinto lugar, para crescermos em maturidade cristã é necessário cumprir nossa missão. No fim do verso 5, Pedro nos presenteia com outro belo ensino. Além de sermos pequenas pedras vivas, além de sermos habitação de Deus, somos também agraciados com uma missão, o de sermos sacerdotes que oferecem sacrifícios espirituais agradáveis a Deus. No Antigo Testamento, os sacerdotes representavam o povo diante de Deus. Com a obra perfeita de Jesus, o véu do Templo se rasgou de alto a baixo. Isto significa que seu sacrifício nos deu livre acesso ao Trono de Graça. Fomos feitos sacerdotes. Não precisamos mais de mediadores. Não há distinção entre clérigos e leigos. Todos os que estão em Cristo gozam de livre acesso a Deus. Agora podemos viver para apresentar sacrifícios espirituais.

Podemos compreender sacrifícios espirituais como uma vida que entrega a Deus sua vontade, emoções, desejos e projetos. Passamos a viver segundo a vontade de Deus, vivendo separados do pecado e realizando obras de socorro a quem sofre, que são a expressão natural de um coração transformado e misericordioso. Também oferecemos sacrifícios espirituais proclamando as boas novas de salvação e nos dedicando a ajudar todos os que creram a guardar todas as coisas que Jesus nos confiou. Tudo isso é feito na dependência e por meio de Jesus Cristo. Assim, ficamos livres de cair na armadilha da soberba e vaidade. Tudo o que fazemos só tem valor se for feito através da mediação de Jesus Cristo.

 

 

Em último lugar, para crescermos em maturidade cristã é necessário estarmos alicerçados em Jesus. Nos versos 6 a 8, Pedro coloca os crentes e sua principal convicção de um lado, e os ímpios com sua grande rejeição de outro. A verdade mais preciosa para os crentes é que Cristo é o Filho amado do Pai, a pedra que sustenta toda a Igreja, a grande Salvação e único Senhor. Para os ímpios, Jesus não passa de um charlatão, ou um simples homem que andou por essa terra e que não é o que diz ser. Por isso, rejeitam a Cristo e sofrerão o justo juízo de Deus no grande dia do julgamento. Diante da pessoa de Cristo não há neutralidade. Os que nele se abrigam encontram refúgio. Os que o rejeitam serão envergonhados.

 

 

3. aplicação

Em primeiro lugar, lembremos que nosso chamado para nos relacionar com outras pessoas é revolucionário. Devemos nos despir da roupa da inveja, calúnia, difamação, intrigas, fofocas, mexericos e tudo o mais que contamina uma boa amizade.

Em segundo lugar, somos convocados a crescer no conhecimento e vida com as Escrituras. Não há crescimento espiritual sem leitura bíblica, oração e vida rotineira com o Corpo de Jesus, que é sua Igreja amada.

Em terceiro lugar, precisamos nos firmar diariamente em Jesus Cristo, como O suficiente para lidar com nossos medos, ansiedades e vãs preocupações. Ele é o amado do Pai, o tesouro vivo e precioso.

Em quarto lugar, consolemo-nos na bela realidade de que estamos organicamente ligados a Jesus. Nada poderá nos separar de seu amor. Nem as dificuldades do presente, nem os dramas que ainda virão. Ele nos sustentará em todo o tempo, fazendo com que todas as coisas cooperem para nosso bem.

Em quinto lugar, temos a presença de Deus fazendo morada em nós. Além dessa realidade ser uma grande dádiva, nos alerta para vivermos como separados do mal e de qualquer aspecto sujo da cultura em que vivemos.

Em sexto lugar, é maravilhoso e libertador saber que temos um propósito para viver. Existimos para a glória de Deus. Vivemos para oferecer sacrifícios agradáveis através do amor leal aos outros, de um coração que diariamente procura viver segundo a vontade de Deus, de uma vida dedicada a proclamar a boa noticia de salvação em Jesus e que se dedica a ajudar outros a crescerem na verdade.

Em último lugar, possuímos uma esperança que é real, que pode ser chamada de “convicção”. Temos a certeza que Jesus é precioso e revela a perfeita vontade de Deus. Por isso, não recuamos em nossa confissão e não desviamos de nosso chamado. No dia de seu retorno receberemos todas as dádivas de sua vitória.

 

4. oração

Deus, ajude-me a desenvolver relacionamentos fundamentados no respeito, na verdade e no amor. Retire do meu coração a falsidade, o egoísmo, a inveja e o rancor. Fortaleça-me na batalha de perseverar firmado em Sua Palavra. Que meu crescimento na intimidade com o Senhor seja visível e abençoador a todos ao meu redor. Que Jesus seja meu tesouro de grande valor e se o dia da provação intensa chegar, que eu jamais deixe de confiar em ti como meu consolador, sustentador e libertador. Em nome de Jesus, Amém.

 

 

PERGUNTAS PARA PEQUENOS GRUPOS

1. Que mal fazemos aos outros e a nós quando usamos os lábios para caluniar, difamar, julgar, trair e em coração alimentamos a inveja?

2. Quais são os efeitos de estagnarmos na vida cristã e não crescermos na relação com Deus e sua Palavra?

3. O que experimentamos quando confiamos que Cristo é suficiente para lidar com todos os problemas e rendemos a ele os medos, ansiedades e projetos pessoais?

4. Como a convicção de Vida Eterna marca sua maneira de viver no dia a dia?

 

 

CONHEÇA ALGUNS MATERIAIS QUE TE AJUDARÃO A CRESCER NA FÉ:

 

passos eficientes para compreender, entender e interpretar a bíblica
Gostaria de compreender a Bíblia corretamente?

Este livro foi desenvolvido para você!

Este guia foi elaborado para todo cristão em busca de uma ferramenta acessível e altamente eficaz para a compreensão de qualquer texto bíblico.

Renato Duarte nos apresenta o desenvolvimento de uma ferramenta desenvolvida ao longo de quase 20 de estudos e dedicação ao texto bíblico. O autor conduz os leitores por um percurso prático e esclarecedor. De forma simples e didática, cada passo oferece diretrizes fundamentais para mergulhar na rica mensagem da Palavra Sagrada.

Com uma linguagem acessível e exemplos elucidativos, este livro é um recurso valioso para qualquer pessoa empenhada em cultivar uma fé sólida e alinhada com os ensinamentos da Bíblia. Prepare-se para descobrir um caminho claro e prático para interpretar e aplicar os ensinamentos da Bíblia em sua vida diária.

“7 Passos Simples para Todo Cristão Entender a Bíblia com Clareza e Fidelidade” é uma ferramenta indispensável para todos os que desejam crescer na compreensão da Palavra de Deus e fortalecer sua jornada espiritual.

ADQUIRA O SEU CLICANDO NA IMAGEM ACIMA OU NO SEGUINTE LINK: https://amzn.to/47priFH

 

 

aprendendo o que é ser homem pela Bíblia
o que a Bíblia ensina sobre masculinidade?

Num mundo onde a masculinidade autêntica é constantemente posta à prova, este livro surge como um farol orientador para homens que buscam uma postura sensata e bíblica.

Inspirando-se em homens da Bíblia que, apesar de seus dilemas e crises, emergiram triunfantes pela graça de Deus, este livro oferece mais do que mera motivação – ele proporciona princípios a seguir.

Acompanhe a jornada de seis heróis da fé, aprenda com seus erros e acertos, e extraia lições inestimáveis que são vitais para os homens de hoje.

Ele aponta para a graça de Deus, convidando os homens a viverem de forma íntegra e para a glória de Deus.

Prepare-se: essa leitura vai revolucionar sua compreensão do que significa ser um homem à luz dos desafios do dia a dia. Viva com H maiúsculo!

ADQUIRA O SEU CLICANDO NA IMAGEM ACIMA OU NO SEGUINTE LINK: https://amzn.to/48IpGYI

 

 

🔴 Inscreva-se em nosso canal:

https://www.youtube.com/@ABibliaPuraeSimples

 

🔴 NOSSOS RECURSOS:

Instagram:

👉 https://instagram.com/renatoduarte.com_?r=nametag

Reflexões diárias por WhatssApp:

👉 https://chat.whatsapp.com/BtCfzPcVFCj8kfZHlNv4NT

Podcast:

👉 https://podcasts.apple.com/br/podcast/bom-dia-com-a-b%C3%ADblia/id1719142726

Igreja que sirvo:

👉 https://linktr.ee/ipsetorsul

 

🛠️  Equipamentos que utilizo para gravação de vídeos:

Sony Zve-10: https://amzn.to/3RTrbMO

Sokani P25, Estúdio Profissional (Luz principal): https://amzn.to/4aOJ9bV

Bastão de luz portátil (contra luz): https://amzn.to/3RMZllz

Luz de vídeo ULANZI VL120 RGB (luz de preenchimento): https://amzn.to/3TSaiF9

Teleprompter portátil com controle remoto: https://amzn.to/47u6Gwa

Áudio:

Sistema/Gravador Microfone Rode Wireless GO II: https://amzn.to/47vkvKy

Microfone dinâmico FIFINE: https://amzn.to/3tMUEQG

JUSMO LS24 Suporte de braço para câmera e mesa: https://amzn.to/41XyDve

Computador: Apple notebook MacBook Pro de 13 polegadas: https://amzn.to/494co9l

Monitor: Dell de 27″ P2722H: https://amzn.to/3vq3aWm

 

🚨 LIVROS QUE TODO CRISTÃO PRECISA CONHECER:

  • com H Maiúsculo: aprendendo o que é ser homem com os erros e acertos dos heróis da fé: https://amzn.to/41NREjF
  • Deuses falsos – as promessas vazias do dinheiro, sexo e poder e a única esperança que realmente importa: https://amzn.to/3Sc1aKj
  • Mantendo a fé na universidade: Instruções para defesa da sua fé no campus universitário: https://amzn.to/48Nq6gG

 

 

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

A Bíblia Pura e Simples

A Bíblia Pura e Simples tem como desafio expor as Escrituras, através de vídeos e textos curtos, fazendo uso de uma linguagem simples e fiel ao sentido original, aplicando-o a uma geração carente da Verdade. Aborda ainda assuntos de interesse humano geral, fundamentados em valores do Reino de Deus.

Últimos Artigos

Siga-nos