Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no ventre de minha mãe. (Salmos 139:13)
Perícope: Salmo 139
Pano de Fundo
Davi, em meio às adversidades, encontrou consolo ao relembrar os atributos divinos de Deus, como Sua onisciência, onipresença e onipotência. Essa reflexão trouxe paz ao seu coração, pois reconheceu que o Senhor estava ciente de tudo, presente em todos os lugares e detentor de todo o poder. Essa compreensão permitiu que ele experimentasse um profundo descanso interior, confiante na soberania e cuidado do Altíssimo.
Reflexão
É muito importante conhecermos o que a Bíblia revela sobre o ser de Deus e seus atributos. Esse conhecimento fortalece nossa fé e nos capacita a enfrentar as dificuldades e provações quando tivermos que passar pelas dificuldades ou o que era chamado pelos puritanos de “a noite escura da alma.”
O Salmo 139, escrito pelo rei Davi, nos ensina valiosas lições sobre como encontrar consolo e esperança em momentos difíceis. Nele, Davi destaca três atributos de Deus. Primeiramente, ele declara sua convicção de que Deus conhece todas as coisas e que a situação desafiadora que ele enfrentava não escapava do controle divino (vv. 1-6). Essa consciência da onisciência de Deus revigorou o coração de Davi, lembrando-o de que seu Deus estava ciente de todos os detalhes daquela provação.
Em segundo lugar, Davi afirma a presença constante de Deus em sua vida e a impossibilidade de escapar da companhia do seu Bom Pastor (vv. 7-12). Esse atributo é conhecido como onipresença divina. Saber que Deus nunca nos abandona e que estamos sempre acompanhados concedeu a Davi o ânimo necessário para enfrentar seus desafios.
Por fim, Davi destaca o absoluto e infinito poder de Deus (vv. 13-18). Davi reconhece que foi maravilhosamente criado por Deus, que o Senhor o viu e o formou no ventre materno, que todos os seus dias estão escritos pelo controle soberano de Deus, e que nada pode rivalizar com o poder do Criador dos céus e da terra. Esse é o atributo da onipotência divina, que encheu Davi de descanso e esperança.
Diante de circunstâncias desafiadoras, é importante lembrar-se de que Deus, nosso Pai, conhece todas as coisas, nada escapa ao Seu escrutínio e Sua sabedoria pode solucionar todos os problemas. Ele está presente conosco em todos os momentos, jamais nos deixando sozinhos, e não há causa impossível para Ele.
Ao fortalecer nossa mente com a lembrança dos atributos de Deus, seremos capacitados para enfrentar qualquer desafio com confiança, crendo que tudo é possível para aqueles que têm fé e que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus (Romanos 8:28). Que possamos, então, buscar o conhecimento e aprofundamento nos atributos divinos, encontrando nesses atributos a força necessária para perseverar em nossa jornada de fé.
Perguntas para reflexão:
- Você já teve em que sentiu como se Deus conhecesse todos os detalhes do seu sofrimento ou desafio? Como isso afetou sua fé?
- Como a consciência da onipresença de Deus pode nos dar ânimo e esperança nos momentos de “noite escura da alma”?
- Em que situações você foi encorajado pelo atributo da onipotência de Deus, percebendo que realmente não há causa impossível para Ele?
- Você já experimentou uma circunstância na qual Deus fez as dificuldades trabalharem para o seu bem, conforme Romanos 8:28?
Oração
Ore para que você sempre esteja ciente da presença constante de Deus em sua vida, não importa quão desafiadoras sejam as circunstâncias. Peça a Ele que o console e o fortaleça com a certeza de Sua companhia.
Ore para que você confie plenamente no poder infinito de Deus para enfrentar e superar qualquer desafio que surja em seu caminho. Peça por coragem e esperança, sabendo que nada é impossível para Deus.