Teus preceitos são perfeitos, de todo confiáveis (Salmos 119:138).
Perícope: Salmo 119:137-144
Pano de Fundo
O versículo de Salmos 119:138 destaca a confiabilidade e perfeição dos preceitos de Deus. Nesse contexto, o salmista expressa sua fé inabalável na Palavra de Deus. Ele reconhece que os mandamentos divinos são totalmente confiáveis, pois vêm de um Deus perfeito. Essa declaração reflete a profunda reverência do salmista pela Palavra de Deus e sua crença de que seguir esses preceitos leva a uma vida verdadeiramente reta e abençoada.
Reflexão
A Bíblia é uma maravilha! Ela é a Palavra de Deus e a única regra de fé e prática para nós. Escrita ao longo de mais de 1600 anos por mais de 40 autores, a Bíblia é composta por 66 livros, sendo 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento.
Os 39 livros do Antigo Testamento desenvolvem a promessa do Salvador que viria ao mundo no momento oportuno da história. Já os 27 livros do Novo Testamento falam sobre o cumprimento dessas promessas, revelando que o Filho de Deus veio ao mundo, cumpriu a vontade de Seu Pai e salvou um povo para Si.
Além de retratar o cumprimento das promessas do Antigo Testamento, o Novo Testamento também aplica a obra de Jesus, instruindo as igrejas recém-formadas pelo Espírito Santo sobre como lidar com problemas e viver como sal e luz no mundo até a volta de Cristo, quando Ele estabelecerá novos céus e nova terra, trazendo o pleno Reino de Deus aos seres humanos.
A Bíblia possui uma mensagem central. Ela revela a execução do belo projeto de salvação elaborado antes da fundação do mundo por Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Esse projeto de salvação de homens e mulheres de todas as tribos, povos, raças e línguas demonstram o profundo amor de Deus por um povo e Seu projeto de estabelecer um Reino de justiça e paz para todo o sempre.
Outro fator que revela a bela revelação das Escrituras é o cumprimento das suas palavras. Nenhuma promessa proferida por Deus deixou de se cumprir. Josué, o líder que conduziu o povo à entrada e posse da terra prometida, afirmou ao povo de Deus: “Nenhuma das boas promessas que o SENHOR fez à família de Israel deixou de se cumprir; tudo se cumpriu conforme Ele tinha prometido” (Josué 21:45).
Diante da autoridade e confiabilidade da Bíblia, somos desafiados a conhecê-la, lendo-a diariamente e dedicando nossas vidas para conhecer o Cristo revelado em suas páginas, rendendo-nos ao profundo amor de Deus por cada um de nós.
Perguntas para reflexão:
- Josué afirmou que todas as promessas de Deus se cumpriram (Josué 21:45). Como o cumprimento das promessas de Deus afeta sua confiança na Bíblia como a única regra de fé e prática?
- O Novo Testamento fornece orientações para as igrejas sobre como viver como “sal e luz”. Como você tem aplicado ou pode aplicar essas orientações em sua vida?
- A Bíblia nos fala do projeto de salvação que envolve pessoas de todas as tribos, povos, raças e lí Como essa mensagem do amor de Deus impacta a forma como você vê o mundo e as pessoas ao seu redor?
Oração
Ore para que Deus lhe conceda sabedoria e entendimento ao ler a Bíblia diariamente. Peça para que Ele revele mais de Si mesmo e do Seu plano de salvação através das Escrituras.
Ore para que Deus o ajude a dedicar tempo regularmente para estudar e conhecer a Sua Palavra. Peça por disciplina e paixão pela leitura da Bíblia.
Agradeça a Deus pela Sua fidelidade em cumprir todas as Suas promessas, conforme registrado na Bíblia. Reconheça o Seu amor profundo e agradeça por fazer parte do Seu plano de salvação.