Ajuda-nos a entender como a vida é breve, para que vivamos com sabedoria (Salmos 90:12).
Perícope: Salmo 90
Pano de Fundo
O Salmo 90 é um hino que reconhece a brevidade da vida humana em contraste com a eternidade de Deus. Escrito por Moisés, ele reflete sobre a fragilidade da existência terrena e a necessidade de buscar a sabedoria de Deus para viver com excelente propósito. A oração “Ajuda-nos a entender como a vida é breve, para que vivamos com sabedoria” é um apelo para que Deus nos guie a valorizar cada momento e a tomar decisões sábias em nossa jornada terrena.
Reflexão
A vida voa! É um sopro passageiro, como tantos poemas e canções nos recordam incansavelmente. A música “Dust in the Wind”, lançada pela banda Kansas no final dos anos 70, expressa de forma impactante essa realidade: “Fechamos os olhos por um momento, e esse momento se vai. Todos os nossos sonhos passam diante de nossos olhos. Somos como poeira no vento, meras gotas d’água em um mar infinito. Tudo o que construímos desmorona, embora nos recusemos a enxergar. O tempo foge e todo o dinheiro do mundo não pode comprar nem mais um minuto.”
Diante da brevidade da vida, é fundamental que a vivamos de modo a valer a pena. Jim Elliot, missionário que foi martirizado em 1956 enquanto evangelizava os Huaorani, um povo no Equador, proferiu uma das mais impactantes frases que já ouvi: “Somente não é tolo aquele que perde o que não pode guardar para ganhar o que não pode perder”.
Essas frases convergem no desejo de viver uma vida sem errar o alvo. Esse também era o anseio do salmista. Ele pediu discernimento para, além de compreender que a vida é breve, poder vivê-la com sabedoria. O salmista cria que não basta sabermos que a vida é passageira. Essa percepção é comum a todos os homens. É preciso discernimento e diligência para tomar a decisão de vivê-la com sabedoria.
Devemos aproveitar o tempo que nos é dado para glorificar a Deus, proclamar a salvação e o Salvador, além de praticar o bem a todos. A verdadeira sabedoria reside em conhecer o Senhor, dedicar-se à Sua Palavra, obedecer à Sua vontade e ser um instrumento de bênção para todos que nos cercam. Uma vida assim terá valido a pena!
Que, conscientes da brevidade da vida, vivamos cada dia com propósito, dedicados a proclamar as virtudes daquele que nos chamou da escuridão para Sua maravilhosa luz. Que possamos compreender que, em Cristo, somos um povo especial, escolhido e transformado pela misericórdia de Deus. Aproveitemos o tempo que nos é dado para viver uma vida de significado e impacto, sabendo que Deus nos concedeu uma oportunidade única e preciosa.
Perguntas para reflexão:
- Diante da consciência da brevidade da vida, que atitudes práticas você acredita que devem ser tomadas para viver cada dia com propósito?
- “Somente não é tolo aquele que perde o que não pode guardar para ganhar o que não pode perder”. O que essa frase de Jim Elliot significa para você em termos de como viver a vida de forma significativa?
- O que significa para você “ser um povo especial, escolhido e transformado pela misericórdia de Deus”, e como isso pode influenciar suas ações e decisões diárias?
Oração
Ore para que Deus lhe conceda discernimento para entender a brevidade da vida e sabedoria para viver cada dia de forma significativa e alinhada com Sua vontade.
Peça a Deus que o ajude a descobrir seu propósito na vida e a viver de maneira a impactar positivamente o mundo ao seu redor, proclamando as virtudes de Cristo.
Ore para que Deus o capacite a aproveitar o tempo que lhe foi dado de maneira eficaz, dedicando-se à Sua Palavra, à obediência à Sua vontade e ao serviço aos outros.