A vida que me deste não é mais longa que alguns palmos, e diante de ti toda a minha existência não passa de um momento; na verdade, o ser humano não passa de um sopro” (Salmos 39:5).
Perícope: Salmo 39
Pano de Fundo
Neste versículo do Salmo 39, o salmista reflete sobre a brevidade da vida humana em contraste com a eternidade de Deus. O pano de fundo revela a contemplação do salmista sobre a fragilidade da existência humana e a transitoriedade da vida terrena. Ele reconhece que, diante da grandiosidade divina, a vida do ser humano é como um breve sopro, uma efemeridade que nos leva a considerar a importância de buscar a Deus e a eternidade.
Reflexão
Possuímos uma única e preciosa vida. Por isso, precisamos fazê-la valer a pena. Se errarmos, não teremos outra oportunidade. A brincadeira de que o gato possui 7 vidas, não vale para mim e para você.
A Bíblia frequentemente nos lembra da brevidade e da rapidez da vida. Os salmistas a descrevem como um sopro, um momento fugaz, um pensamento passageiro e como uma sombra que desaparece (Salmo 39:5-6; 90:9; 144:4). Tiago afirma em sua carta que a vida é como a neblina que surge por um instante e logo se dissipa (Tiago 4:14). Quando menos esperamos, a vida passou e chegamos à velhice.
Ao considerarmos a fugacidade da vida, somos motivados a aproveitá-la ao máximo e com sabedoria. A Palavra de Deus também nos incentiva a vivermos com um propósito eterno.
O sábio e renomado rei Salomão, em sua busca pela verdadeira felicidade, explorou prazeres, festas, empreendimentos, acumulação de bens, entretenimento e conhecimento acadêmico. No entanto, ele concluiu que, ao final de cada uma dessas jornadas, encontrou apenas vaidade e perseguição do vento (Eclesiastes 1-2). O sábio mestre Jesus nos incentivou a buscar tesouros para a eternidade (Mateus 6:20-21).
Levando em consideração a verdade que a vida é um sopro e precisamos vivê-la com propósito eterno, só nos resta uma saída. Devemos pedir a Deus que tenha bondade de nós e nos ajude a vivê-la de modo que valha a pena. Jesus afirmou que ele é o caminho, a verdade e a vida, que pode fazer brotar uma fonte dentro de nós que jorrará para a vida eterna. Jesus ainda revelou que é a luz do mundo, o pão da vida, a videira que nutre os ramos para darem muitos frutos. Jesus também deixou claro que veio ao mundo para nos oferecer vida em abundância (João 4:14; 6:35; 8:12; 10:10; 14:6; 15:1-5).
Em certa ocasião, o salmista orou da seguinte maneira: Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio (Salmos 90:12). A resposta a essa oração é Jesus Cristo. Só Jesus pode nos levar a viver nossos dias com coração sábio. Jesus possui poder para nutrir, dar propósito e alegria aos que estão nEle. Sendo assim, peça a Jesus para mudar sua vida, transformar seu entendimento, te ajudar a enxergar a verdade e a revelar a você a vida com propósito.
Perguntas para reflexão:
- Você já parou para pensar na brevidade da vida e como isso influencia suas escolhas diárias?
- Em que áreas da sua vida você sente que está “correndo atrás do vento”, como Salomão descreve em Eclesiastes?
- Você já pediu a Deus para te ajudar a viver com um propósito eterno? Como foi essa experiência?
- De que maneira Jesus influencia ou poderia influenciar a forma como você vive sua única e preciosa vida?
Oração
Ore para que Deus lhe conceda sabedoria e discernimento para enxergar a verdade e a compreender a importância de seguir a Jesus como o caminho, a verdade e a vida.
Ore para que Jesus transforme seu coração e sua mente, capacitando-o a viver de forma significativa e alinhada com Seus ensinamentos.
Peça a Ele para ajudá-lo a investir seus dias de maneira que valham a pena, buscando tesouros para a eternidade e vivendo em abundância por meio de um relacionamento com Jesus.