fbpx
English Spanish Portuguese Chinese (Simplified)
English Spanish Portuguese Chinese (Simplified)

Presentes que Deus oferece aos que nEle confiam. Salmo 31:19

Grande é a bondade que reservaste para os que te temem! Tu a concedes aos que em ti se refugiam e os abençoas à vista de todos (Salmos 31:19).

 

Perícope: Salmo 31

 

 

Pano de Fundo

Neste verso do Salmo 31, o salmista celebra a grande bondade de Deus para com aqueles que O temem e Nele se refugiam. O contexto revela a profunda confiança do salmista na fidelidade de Deus, apesar das dificuldades que enfrenta. Ele reconhece que a proteção e bênçãos divinas são derramadas sobre aqueles que depositam sua fé e confiança no Senhor. É uma declaração de gratidão pela manifestação da bondade de Deus na vida daqueles que O buscam.

 

 

Reflexão

Davi, o salmista, pode ter vivenciado momentos de profundo abatimento, muito parecido com o que reconhecemos hoje como depressão. No Salmo 31, suas palavras pintam um retrato de um homem imerso em dor: olhos nublados por lágrimas, a alma desfalecendo, dias marcados por gemidos e uma notável perda de motivação (Salmo 31:9-10). Esta descrição sugere que, talvez, ele não encontrasse ânimo nem mesmo para orar ou adorar.

Essa situação, embora tenha sido descrita há milênios, ressoa com o que muitas pessoas enfrentam hoje. No entanto, como um farol no meio da tempestade, surge uma esperança: Deus é um restaurador. Da mesma maneira que Ele atuou na vida de Davi, Ele pode transformar nosso sofrimento em júbilo.

Das palavras de Davi, extraímos três lições fundamentais:

  1. Davi reconhecia Deus como seu principal pilar – seu refúgio, rocha, protetor e a constante fonte de confiança (Salmo 31:1-3, 14-15).
  2. Ele clamava incessantemente por Deus, pedindo intervenção divina, livramento de suas adversidades e justiça contra aqueles que o afligiam (Salmo 31:2, 4-5, 13, 16-18).
  3. Com coragem, Davi não escondia sua dor. Ele a apresentava diante de Deus, detalhando seu cansaço, sua tristeza e seu desespero (Salmo 31:9-10).

Mas a história não termina na dor. Davi, revestido pela graça divina, relata como foi tocado pela mão restauradora de Deus, experimentando cuidado, proteção e renovação (Salmo 31:21-22). Seu testemunho culmina em um convite: que todos nós depositemos nossa fé em Deus, confiando que Ele é nosso protetor inabalável.

Assim como Davi, ao nos voltarmos para Deus em meio à dor, angústia e adversidade, somos conduzidos a um porto seguro. Ele renova nosso vigor, liberta-nos dos grilhões da tristeza e restaura nossa capacidade de amar, sonhar e viver com plenitude.

 

 

Perguntas para reflexão:

  1. Você já passou por um momento em que, como Davi, sentiu que sua alma estava desfalecendo e achou difícil até mesmo orar? Como foi essa experiência para você?
  2. Davi clamava incessantemente a Deus, mesmo em meio à sua dor. Você acha que o ato de clamar a Deus muda algo em nossa perspectiva ou situação? Por quê?
  3. Davi não escondia sua dor; ele a apresentava diante de Deus. Você acha importante ser transparente sobre nossas emoções e sofrimentos em nossa relação com Deus? Como isso pode afetar nossa jornada de fé?
  4. A história de Davi culmina em restauração e renovaçã Você acredita que Deus pode restaurar pessoas que passam por situações parecidas com a de Davi hoje? Tem algum testemunho que ilustre isso?

 

 

Oração

Ore para que Deus seja o seu refúgio, rocha e fonte constante de confiança, assim como Davi reconheceu.

Ore para que Deus intervenha em suas adversidades, livrando-o das situações que causam sofrimento. Peça por Sua justiça e proteção contra qualquer aflição que o perturbe.

Ore para que você possa, com coragem, apresentar diante de Deus suas emoções, tristezas e desesperos, assim como Davi fez. Peça a Ele que o ouça e o console em seus momentos de maior necessidade.

 

 

 

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

A Bíblia Pura e Simples

A Bíblia Pura e Simples tem como desafio expor as Escrituras, através de vídeos e textos curtos, fazendo uso de uma linguagem simples e fiel ao sentido original, aplicando-o a uma geração carente da Verdade. Aborda ainda assuntos de interesse humano geral, fundamentados em valores do Reino de Deus.

Últimos Artigos

Siga-nos