fbpx
English Spanish Portuguese Chinese (Simplified)
English Spanish Portuguese Chinese (Simplified)

Tesouros escondidos que valem a pena ser buscados. Provérbios 2:4

Busque-os como a prata, procure-os como a tesouros escondidos. (Provérbios 2:4)

 

Perícope: Provérbios 2:1-8

 

 

Pano de Fundo

O pano de fundo de Provérbios 2:4 destaca a busca pela sabedoria como um tesouro valioso. O autor compara o desejo de adquirir sabedoria à busca por prata e tesouros escondidos. Isso reflete a importância dada à sabedoria como algo precioso e digno de esforço. A mensagem subjacente é que a sabedoria não vem facilmente, requer busca diligente e dedicação, assim como alguém busca com empenho por tesouros valiosos.

 

 

Reflexão

Desde a infância, somos constantemente bombardeados com mensagens que nos incentivam a buscar a felicidade no consumo. A indústria do marketing trabalha arduamente para nos ensinar que a solução para os problemas está na roupa de determinada grife, na viagem para um lugar paradisíaco, na residência em um condomínio luxuoso ou nos postos de poder no ambiente profissional.

Por trás de tudo isso está a tentação para consagrarmos o dinheiro como nosso deus e depositar nele nossa esperança. O que nos é ensinado é que, por meio da conquista de um alto poder aquisitivo, conseguiremos comprar a felicidade. Será que essa é realmente a verdade? Será que a felicidade está reservada apenas para os ricos e bem-sucedidos? Será que o dinheiro pode suprir todas as nossas necessidades emocionais e espirituais?

O sábio escritor de provérbios nos propõe um caminho diferente ao do difundido pela indústria do marketing. Inspirado pelo Espírito Santo, o sábio nos estimulou a buscar a sabedoria, o conhecimento e uma vida sob a vontade de Deus com a mesma dedicação que muitos homens e mulheres empreendem para conquistar recursos e sucesso nesse mundo. O sábio acreditava que esse é o verdadeiro caminho para a felicidade e o contentamento.

Num texto paralelo, o autor de Provérbios nos ofereceu uma bela garantia. Ele afirmou: “se fizer da sabedoria a sua prioridade e pedir discernimento de todo o coração, buscar sabedoria como se busca por ouro puro e como se procura o grande tesouro escondido, acredite, antes que se dê conta, entenderá como honrar a Deus e terá descoberto o conhecimento de Deus. E o motivo é este: Deus distribui sabedoria de graça e é generoso em dar conhecimento e entendimento. Ele é uma mina de bom senso para os que desejam viver bem, e protege como um guarda-costas quem é justo e sincero. Ele dirige os passos dos que vivem honestamente e dá atenção especial aos que lhe são fiéis.”  (Provérbios 2:2-8).

Estimulo você a estabelecer como prioridade conhecer a Deus e buscar a verdadeira sabedoria. Essa é uma vida que valerá a pena. Tenha como certo que sua jornada será marcada por uma riqueza sem igual.

 

 

Perguntas para reflexão:

  1. Você já se pegou buscando felicidade através do consumo ou do poder aquisitivo? Como foi essa experiência e o que você aprendeu com ela?
  2. Provérbios 2:2-8 fala sobre buscar sabedoria “como se busca por ouro puro”. Em que aspectos práticos da sua vida você poderia aplicar essa ideia?
  3. Como você acha que a busca pela verdadeira sabedoria e conhecimento de Deus pode influenciar sua perspectiva sobre o que realmente importa na vida?

 

 

Oração

Ore para que Deus lhe conceda discernimento espiritual para distinguir entre as mensagens enganosas do mundo e a verdadeira sabedoria que provém Dele. Peça a Ele que o ajude a não ceder às tentações de buscar a felicidade apenas nas coisas materiais.

Ore para que você seja fiel em sua busca por conhecer a Deus e viver de acordo com Sua vontade.

 

 

 

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

A Bíblia Pura e Simples

A Bíblia Pura e Simples tem como desafio expor as Escrituras, através de vídeos e textos curtos, fazendo uso de uma linguagem simples e fiel ao sentido original, aplicando-o a uma geração carente da Verdade. Aborda ainda assuntos de interesse humano geral, fundamentados em valores do Reino de Deus.

Últimos Artigos

Siga-nos