fbpx
English Spanish Portuguese Chinese (Simplified)
English Spanish Portuguese Chinese (Simplified)

O monte da provisão: Uma história que nos faz olhar para o Calvário. Genesis 22:13-14

Abraão ergueu os olhos e viu atrás de si um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos. Abraão pegou o carneiro e o ofereceu em holocausto, em lugar de seu filho. E Abraão deu àquele lugar o nome de “O SENHOR Proverá”. (Gênesis 22:13-14).

Perícope: Gênesis 22:1-19

 

 

Pano de Fundo

Quando Abraão estava prestes a sacrificar seu amado filho Isaque, ele confiou na promessa de Deus. Abraão sabia que o carneiro preso nos arbustos não poderia oferecer o sacrifício perfeito para os pecados. Ao nomear o monte com o verbo no futuro, “O SENHOR Proverá”, Abraão preanunciou o dia em que Deus cumpriria Sua promessa, sacrificando Seu próprio Filho como o sacrifício perfeito para a redenção da humanidade. Isso demonstra a fé profunda de Abraão na providência divina e na vinda do Messias.

 

 

Reflexão

Muitas vezes, ao ler a Bíblia, nos deparamos com histórias que transcendem seu tempo e nos apontam verdades mais profundas. A história de Abraão e Isaque em Gênesis 22 é uma dessas.

Quando Abraão estava prestes a sacrificar seu amado filho Isaque, uma voz divina o interrompeu. E, no momento mais inesperado, um carneiro aparece, preso por seus chifres em um arbusto, pronto para ser o substituto de Isaque no altar. Mas, o que essa história tem a nos dizer?

Primeiramente, é fundamental entender que Isaque, por mais amado que fosse, era, como todos nós, pecador. Ele não podia ser o sacrifício perfeito para lidar nem com os seus próprios pecados, nem com os pecados de Abraão.

Deus, em Sua misericórdia, proveu um animal inocente no lugar de Isaque. Mas esse carneiro não era apenas um substituto temporário para Isaque; ele apontava para algo muito maior.

O nome que Abraão deu àquele lugar, “Javé-Jiré”, que significa “O Senhor Proverá”, não estava no passado ou no presente, mas no futuro. Era uma declaração profética. Deus não estava apenas provendo naquele momento específico, mas apontando para um futuro onde Ele providenciaria o sacrifício perfeito para a humanidade.

Esse carneiro, preso num arbusto, era uma sombra do verdadeiro e definitivo sacrifício que viria quase 2 mil anos depois: Jesus Cristo. Ele, diferente de Isaque e de todos nós, era sem pecado e, portanto, o único que poderia ser o sacrifício perfeito.

A aparição do Anjo do Senhor, que muitos acreditam ser uma manifestação de Cristo no Antigo Testamento, adiciona outra camada de profundidade a essa narrativa. Isso reforça a ideia de que, desde o início, Deus tinha um plano redentor para a humanidade através de Cristo.

Ao refletir sobre essa história, somos lembrados da graça e misericórdia de Deus, que não poupou nem mesmo Seu único Filho para nos resgatar. Abraão e Isaque nos ensinam sobre fé e obediência, mas, acima de tudo, sobre a providência de Deus, que, no momento certo, enviou Jesus para ser o sacrifício definitivo por nossos pecados.

Que possamos, como Abraão, confiar no Senhor, sabendo que Ele sempre proverá. E que, ao olharmos para o Calvário, nos lembremos do monte Moriá e agradeçamos por Deus ter providenciado o Cordeiro que tira o pecado do mundo.

 

 

Perguntas para reflexão:

  1. O que o ato de obediência de Abraão nos ensina sobre a natureza da fé verdadeira?
  2. Como a história do carneiro, substituto de Isaque, ressoa em nossa compreensão da redenção em Jesus Cristo?
  3. Como podemos aplicar a lição da confiança de Abraão, especialmente em situações de incerteza ou desafio?

 

Oração

Oremos para que a fé e a obediência que Abraão demonstrou ao Senhor sejam também características de nossa vida cristã. Que possamos confiar em Deus em todas as circunstâncias, sabendo que Ele sempre proverá.

Que nos rendamos todos os dias ao amor de Deus, que nos deu o sacrifício perfeito em Jesus Cristo para a remissão dos nossos pecados.

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

A Bíblia Pura e Simples

A Bíblia Pura e Simples tem como desafio expor as Escrituras, através de vídeos e textos curtos, fazendo uso de uma linguagem simples e fiel ao sentido original, aplicando-o a uma geração carente da Verdade. Aborda ainda assuntos de interesse humano geral, fundamentados em valores do Reino de Deus.

Últimos Artigos

Siga-nos