fbpx
English Spanish Portuguese Chinese (Simplified)
English Spanish Portuguese Chinese (Simplified)

Motivos para Celebrar: As Misericórdias que Duram para Sempre. Salmos 136:1

Deem graças ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre (Salmos 136:1).

 

Perícope: Salmo 136

 

 

Pano de Fundo

O Salmo 136 é um cântico de ação de graças que provavelmente era entoado pelo povo de Israel em ocasiões especiais, como festas religiosas e momentos de adoração coletiva. O versículo 1, “Deem graças ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre”, serve como um refrão que enfatiza a bondade de Deus e Sua misericórdia eterna, encorajando o louvor e a gratidão incessantes por Suas bênçãos e amor duradouro.

 

 

Reflexão

O Salmo 136 é um antigo canto de louvor, conhecido como um salmo antifonal. Em liturgias e celebrações religiosas, a antífona pode ser cantada pelo coro e pela congregação em uma espécie de chamado e resposta. Por exemplo, um líder ou cantor pode recitar ou cantar o primeiro versículo, e a congregação responde com a antífona “porque a sua misericórdia dura para sempre”. Esse estilo ajuda a envolver a congregação na celebração e a meditar profundamente na verdade sendo proclamada.

Essa expressão “porque a sua misericórdia dura para sempre” é repetida 25 vezes no Salmo 136 e seu propósito, além de estimular a participação de toda a comunidade reunida em adoração, era enfatizar a maneira como Deus sempre tratou seu povo. Deus lidou com Seu povo derramando abundante misericórdia. Misericórdia significa, de maneira simplificada, tratar alguém com piedade e compaixão. Misericórdia significa derramar bondade e cuidado sobre pessoas indignas, que não merecem amor e proteção.

Este salmo destaca vários aspectos da misericórdia de Deus. Primeiramente, temos a questão do poder de Deus para nos proteger e sustentar. Ele é o Criador de tudo que existe, do céu à terra. Sua grandeza e poder não têm limites (Salmo 136:4-9). Se o Deus que criou universos está conosco, o que deveríamos temer?

Depois, o salmo menciona o poder salvador de Deus (Salmo 136:10-15). Ele é o Deus que tirou o povo de Israel da escravidão no Egito e que nos tira da escravidão do pecado através de Jesus Cristo. Essa é uma misericórdia que não apenas nos liberta, mas também nos salva para uma vida eterna.

Outro aspecto é o poder sustentador de Deus (Salmo 136:16-22). Imagine o povo de Israel vagando pelo deserto por 40 anos. Deus os sustentou com maná, carne e água. Assim como fez com eles, Ele faz conosco em nossas “travessias no deserto”, nos momentos difíceis da vida. Ele nos sustenta física, emocional e espiritualmente.

Por último, mas não menos importante, temos a longanimidade de Deus e o Seu poder para perdoar e continuar cuidando do Seu povo (Salmo 136:23-25). Israel errou várias vezes, quebrando alianças e sendo infiel. Ainda assim, Deus manteve o Seu pacto que culminou na chegada de Jesus, nosso Salvador. Ele faz o mesmo conosco; mesmo quando erramos, Sua misericórdia e graça nos alcançam.

Diante de tantas faces da misericórdia de Deus, o que nos resta é descansar em Seu amor. Saber que somos amados, protegidos e sustentados por um Deus cujas misericórdias são infinitas nos dá paz. É como um abraço caloroso que nos envolve, mesmo nos piores dias. Então, da próxima vez que você se sentir sobrecarregado, lembre-se desse Salmo e das misericórdias do Senhor que são infindáveis. Deem graças ao SENHOR, cantem e celebrem, pois a Sua misericórdia realmente dura para sempre.

 

 

Perguntas para reflexão:

  1. Como o estilo “chamado e resposta” do Salmo 136 ajuda você a internalizar a mensagem de que “a sua misericórdia dura para sempre”?
  2. Você já experimentou um momento em que se sentiu claramente protegido e sustentado por Deus? Como essa experiência influenciou sua compreensão da misericórdia de Deus?
  3. Em que momentos de “travessia no deserto” você sentiu que Deus o sustentou fisicamente, emocionalmente e espiritualmente?

 

 

Oração

Agradeça a Deus pelas inúmeras formas de Sua misericórdia em sua vida e na vida daqueles ao seu redor. Reconheça Seu poder criador, salvador, sustentador e perdoador.

Ore para que Deus o capacite a demonstrar misericórdia aos outros.

 

 

 

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

A Bíblia Pura e Simples

A Bíblia Pura e Simples tem como desafio expor as Escrituras, através de vídeos e textos curtos, fazendo uso de uma linguagem simples e fiel ao sentido original, aplicando-o a uma geração carente da Verdade. Aborda ainda assuntos de interesse humano geral, fundamentados em valores do Reino de Deus.

Últimos Artigos

Siga-nos