fbpx
English Spanish Portuguese Chinese (Simplified)
English Spanish Portuguese Chinese (Simplified)

O que fazer quando estiver no desespero? A fórmula ensinada por alguém que caiu numa armadilha. Salmo 40:1-2

Esperei com paciência pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. Tirou-me de um poço de desespero, de um atoleiro de lama. Pôs meus pés sobre uma rocha e firmou meus passos (Salmos 40:1-2).

 

Perícope: Salmo 40

 

 

Pano de Fundo

No contexto do Salmo 40, o salmista expressa sua confiança e gratidão pelo socorro divino. Ele descreve o desespero que enfrentou, comparando-o a um poço de desespero e um atoleiro de lama, simbolizando situações difíceis e angustiantes. O pano de fundo revela a espera paciente do salmista pelo auxílio do SENHOR e sua experiência de ser resgatado das profundezas da aflição, estabelecendo-se sobre uma rocha, um símbolo de estabilidade e segurança proporcionados pela intervenção de Deus.

 

 

Reflexão

Em várias ocasiões, Deus convocou seu povo para ser corajoso. Ele disse a Abraão: “Não tenha medo, eu sou o seu escudo, e lhe darei uma grande recompensa” (Gênesis 15:1). Mais tarde, falou a Isaque: “Não temas, porque eu sou contigo; abençoar-te-ei e multiplicarei a tua descendência” (Gênesis 26:24). Deus também se dirigiu a Josué desta maneira: “Seja forte e corajoso! Não tenha medo, nem fique assustado, porque o SENHOR, seu Deus, estará com você por onde quer que você andar” (Josué 1:9).

Ao revelar esses textos, o propósito de Deus era estimular nossa confiança para enfrentar os desafios da jornada. As razões que Deus ofereceu para não temermos são diversas. Primeiro, Ele é o Deus que prometeu nos proteger. Ele é o nosso escudo, nossa proteção e o nosso comandante. Segundo, não devemos temer porque Deus é a fonte de toda bênção. Ele garantiu que até mesmo as adversidades serão usadas para produzir um bem que está além da nossa compreensão (Romanos 8:28). Terceiro, não precisamos temer porque Deus está sempre conosco. Ele nunca nos abandonará. Por fim, não devemos temer porque Deus é soberano e todo-poderoso. Nada escapa ao Seu controle. Tudo está sob Seu governo e dentro de Seus propósitos misteriosos e maravilhosos.

Quando o rei Davi enfrentou uma situação de intensa luta, que o levou a se sentir com se estivesse afundando num poço sujo até o pescoço, ele se agarrou a essas quatro razões. Elas levaram Davi a buscar a Deus, suplicar por socorro e clamar por misericórdia e graça.

No momento adequado, Deus interviu, visitou Davi com livramento e encheu seu coração de gratidão. Isso levou Davi a compor uma bela música que começa assim: “Esperei com paciência pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. Tirou-me de um poço de desespero, de um lamaçal de lodo. Firmou meus pés sobre uma rocha e guiou meus passos. E pôs em minha boca um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus” (Salmo 40:1-3).

Qual circunstância tem amedrontado seu coração? O que tem causado medo, ansiedade e desânimo? Lembre-se de que Deus é seu protetor, Ele é a fonte de toda boa dádiva, está com você neste momento e a Ele pertence todo o poder, majestade e glória.

 

 

Perguntas para reflexão:

  1. Em que situações da sua vida você mais sente a necessidade de coragem?
  2. Quando você se sente desanimado ou com medo, qual das quatro razões apresentadas (proteção de Deus, bênçãos divinas, presença constante de Deus, soberania de Deus) você acha mais reconfortante?
  3. Como a história de Davi e suas lutas podem ser um exemplo para você quando enfrenta desafios?
  4. Você já experimentou um momento em que, apesar das circunstâncias difíceis, sentiu a intervenção divina mudar sua condição? Como foi isso?

 

 

Oração

Ore para que Deus lhe conceda coragem e confiança para lidar os desafios que você está enfrentando. Peça a Ele que seja seu escudo e protetor, guardando-o em todas as circunstâncias.

Ore para que Deus o abençoe e transforme as adversidades em bênçãos, de acordo com Sua promessa de que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que O amam (Romanos 8:28).

 

 

 

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

A Bíblia Pura e Simples

A Bíblia Pura e Simples tem como desafio expor as Escrituras, através de vídeos e textos curtos, fazendo uso de uma linguagem simples e fiel ao sentido original, aplicando-o a uma geração carente da Verdade. Aborda ainda assuntos de interesse humano geral, fundamentados em valores do Reino de Deus.

Últimos Artigos

Siga-nos