fbpx
English Spanish Portuguese Chinese (Simplified)
English Spanish Portuguese Chinese (Simplified)

A vida que agrada a Deus: um coração distante de rituais vazios. Provérbios 21:3

O SENHOR se agrada mais ao fazermos o que é certo e justo do que ao lhe oferecermos sacrifícios (Provérbios 21:3).

 

Perícope: Provérbios 21:3

 

 

Pano de Fundo

Este versículo enfatiza a importância das ações justas e corretas sobre os rituais religiosos vazios. Na época em que foi escrito, as ofertas e sacrifícios religiosos eram práticas comuns, mas o verdadeiro coração da adoração a Deus estava em viver uma vida justa e fazer o que é certo. O texto nos lembra que Deus valoriza mais a retidão e a justiça do que meros rituais religiosos, destacando a importância de viver de acordo com Seus princípios.

 

 

Reflexão

Esse provérbio que afirma que o SENHOR se agrada mais ao fazermos o que é certo e justo do que ao lhe oferecermos sacrifícios (Provérbios 21:3) é importante porque somos tentados a pensar que agradar a Deus está relacionado mais a rituais religiosos ou tradições de fé. Contudo, esse versículo nos revela que a adoração a Deus envolve uma vida integral. O modo como vivemos diante das pessoas no dia a dia é fundamental para ditar se nossa adoração a Deus é sincera ou não.

O Senhor se agrada quando buscamos a justiça em todas as áreas da nossa vida. Isso envolve tratar os outros com amor e respeito, agir com honestidade e integridade em nossos negócios e relacionamentos, perdoar aqueles que nos ofendem e ser compassivos e misericordiosos com os que precisam da nossa ajuda.

O apóstolo João, ao escrever sua primeira carta, afirmou a importante verdade: se alguém disser: “Amo a Deus”, mas odiar o seu irmão, esse é mentiroso. Pois quem não ama o seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. E o mandamento que dele temos é este: quem ama a Deus, que ame também o seu irmão (1 João 4:20-21).

Nossas ações falam alto! Deus valoriza o nosso compromisso em vivermos de acordo com a Sua vontade. Deus deseja que andemos nos caminhos da justiça e da retidão, refletindo o Seu caráter em tudo o que fazemos. O profeta Miquéias deixou claro o modo como Deus deseja que vivamos. Sua revelação foi feita centenas de anos antes de Jesus nascer. Ele disse: Ele (Deus) já mostrou a você o que é bom; e o que o SENHOR pede de você? Que pratique a justiça, ame a misericórdia e ande humildemente com o seu Deus (Miquéias 6:8).

É fácil cair na armadilha de buscar apenas a aparência externa da religião, mas Deus nos chama para algo mais profundo. Ele nos exorta a vivermos de maneira que glorifique o Seu nome e impacte o mundo ao nosso redor. Tiago, irmão de Jesus, disse: A religião pura e sem mácula para com o nosso Deus e Pai é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se incontaminado do mundo (Tiago 1:27).

Que possamos ser guiados pelo Espírito Santo em nossas escolhas diárias, priorizando o que é certo e justo. Que a nossa adoração seja demonstrada não apenas em palavras, mas em ações concretas que refletem o amor e a justiça de Deus.

 

 

Perguntas para reflexão:

  1. Como você entende a relação entre adoração a Deus e as ações do dia a dia?
  2. Em sua opinião, quais são os desafios em viver uma vida que reflete o caráter de Deus?
  3. O que você acha que significa “andar humildemente com o seu Deus”e como isso pode ser aplicado em nossas vidas hoje?

 

 

Oração

Ore para que Deus lhe dê discernimento para reconhecer o que é certo e justo em todas as áreas de sua vida e para que você tome decisões que O agradem.

Ore para que Deus encha seu coração de compaixão e misericórdia, capacitando-o a amar e ajudar aqueles que precisam de sua ajuda.

Ore para que sua vida seja um testemunho vivo da adoração a Deus, não apenas em palavras, mas também em ações que reflitam Seu caráter de justiça e amor.

 

 

 

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

A Bíblia Pura e Simples

A Bíblia Pura e Simples tem como desafio expor as Escrituras, através de vídeos e textos curtos, fazendo uso de uma linguagem simples e fiel ao sentido original, aplicando-o a uma geração carente da Verdade. Aborda ainda assuntos de interesse humano geral, fundamentados em valores do Reino de Deus.

Últimos Artigos

Siga-nos