Devocional em João 1:15, O BENEFÍCIO DA HUMILDADE
João 1:15
João testemunha a respeito dele e exclama: Este é o de quem eu disse: o que vem depois de mim tem, contudo, a primazia, porquanto já existia antes de mim.
Uma das características da verdadeira humildade é reconhecer as próprias limitações e não permitir ser seduzido por bajulações. O humilde conhece suas falhas, sabe de suas necessidades, enxerga as virtudes alheias e aprecia pessoas que tem algo a lhe oferecer. Os humildes de coração sabem valorizar Jesus e o que ele tem a oferecer.
João Batista, primo de Jesus, era uma pessoa muito importante para seu povo. Vivia de maneira excêntrica, alimentando-se com mel e gafanhotos. Pregava convocando o povo ao arrependimento e havia atraído uma multidão de seguidores e admiradores. No entanto, a marca da humildade está presente em sua vida. Reconhece que é menor que Jesus, que é limitado e veio para uma missão. Numa ocasião João chega a dizer que não era digno de desamarrar as sandálias de Jesus (João 1:27). João possui prestígio entre seu povo, mas conhece seus limites. João é ouvido por muitos, mas reconhece que chegará o momento que precisará dar atenção especial ao Salvador.
O orgulho nos encanta, cega e nos faz tolos. O orgulhoso é cheio de si, marcado pela vaidade e repleto de egoísmo. Somos chamados para o caminho contrário. A humildade nos aproxima das pessoas, abre-nos para oferecer o melhor de nós e receber o que os outros têm a oferecer. A humildade é fundamental para olharmos para Jesus e dizer “Deus, tem misericórdia de mim, pois sou pecador” (Lucas 18:14).