fbpx
English Spanish Portuguese Chinese (Simplified)
English Spanish Portuguese Chinese (Simplified)

1 Pedro 5:6-11, Um Importante Recado aos Ansiosos

1 Pedro 5:6-11, Um Importante Recado aos Ansiosos

 

 

1. o propósito dos versos

 

Nesses versos, Pedro oferece valiosos recursos para ajudar a lidar com a angústia, o medo e a ansiedade dos cristãos perseguidos por causa de sua fé. Pedro compreende que há uma luta espiritual ocorrendo e que não resta ao filho de Deus outro caminho a ser entregar sua causa ao Deus que governa a história, na certeza de que ele exaltará seu povo.  

 

 

2. argumentos do autor

 

Os sofrimentos estavam causando um grande estrago entre o povo de Deus. Como pastor fiel que era, Pedro compreendia que é difícil suportar por muito tempo as ofensas, as perdas financeiras e as perseguições injustas. Muitos cristãos estavam desanimados e abatidos. Para descrever a condição da alma e das emoções de suas ovelhas, Pedro faz uso de uma palavra muito forte, usada nos matadouros e sacrifícios religiosos, onde a carne dos animais era cortada em vários pedaços. Era como se os cristãos estivem se sentindo fatiados. Os corações do povo de Deus estavam sobrecarregados e abatidos. 

Pedro, então, lhes oferece um antídoto eficaz para combater as angústias da alma trazidas pela ansiedade.

Em primeiro lugar, Pedro orienta a todos os abatidos e sobrecarregados a irem à presença de Deus em humildade. No início do verso 6, Pedro convoca os preocupados a se submeterem a Deus. Seu argumento é convincente. Pedro nos relembra que Deus é poderoso. Esse atributo de Deus, como descrito no Salmo 139, descreve a soberania de Deus criando a partir do nada e determinando todas as coisas. Pedro compreende que, quando buscamos perseverantemente a face do Deus de poder e mão forte, nossos temores adquirem nova perspectiva. Deus cresce aos nossos olhos e os problemas perdem o poder de causar dano definitivo ao nosso coração.

Em segundo lugar, Pedro crê que haverá o tempo em que os problemas serão varridos da história humana. Ele segue seu raciocínio, ainda no verso 6, argumentando que os que sofrem e buscam, em humildade, a face do Deus de poder, serão exaltados. Pedro acredita que, ainda que muitos não vejam a solução de alguns problemas nessa vida, certamente verão na nova vida que será concedida quando estivermos com o Senhor. Pedro é um pastor que depende da soberania de Deus e convoca os cristãos a descansarem nessa bendita verdade. Haverá o tempo oportuno, o momento adequado e a hora certa em que Deus intervirá para dar fim a toda dor e exaltar seu povo.

Em terceiro lugar, Pedro convoca o povo a depositar diante de Deus, através da oração, toda preocupação que rasgava os corações. Diante da revelação de que Deus é poderoso e possui o tempo certo e determinado para erradicar a dor e exaltar seu povo, Pedro, no verso 7, conduz as sofridas ovelhas de Cristo às fontes de descanso. Estimula todos nós a depositarmos toda dor e preocupação àquele que tem poder para lidar com elas. Pedro nos estimula a lançarmos a Deus toda ansiedade. É importante lembrar que a Igreja vivia tempos difíceis, sofrendo severa perseguição, confisco de bens, separação de famílias e martírio. Tudo isso gerava grande preocupação no coração de todos. 

Em quarto lugar, Pedro garante que vale a pena ir à presença de Deus, pois os crentes já recebem seu cuidado no dia a dia. No fim do verso 7, Pedro usa o verbo no tempo presente, afirmando que Deus tem cuidado de nós. É a bela descrição de um pastor apascentando ovelhas em perigo. A mesma imagem está presente no Salmo 23, que assegura que, sob os cuidados de Deus, todas as ovelhas estarão em segurança. Na vivência diária recebemos o cuidado providencial de Deus em todos os detalhes. Além da salvação recebida pela fé na obra de Jesus Cristo, do perdão de todos os pecados, de termos sido inseridos à família de Deus e da garantia de salvação eterna, Pedro já havia dito no capítulo 1, versos 16 a 19 que, inclusive as provações são bênçãos de Deus para nós, pois nos moldam, amadurecem e aprimoram. Até a perseguição e provação estão debaixo da providência soberana daquele que governa céus e terra, e servem para um fim proveitoso. Além das provações, não podemos desconsiderar que Deus zela de seu povo com bênçãos diárias em tempos de bonança, como saúde, trabalho, família e a paz, que é resultado de nossa esperança futura.

Em quinto lugar, Pedro chama nossa atenção para um inimigo muito sério, que não é percebido pelos olhos e ouvidos. Pedro compreende que os cristãos enfrentavam o próprio Diabo, o grande adversário de nossas vidas, aquele que é poderoso e que veio para matar, roubar, destruir e causar divisões e intrigas (João 10:10). Paulo argumentou que nossa luta não é contra carne, nem sangue, mas contra dominadores deste mundo marcado pela queda (Efésios 6:12). O Diabo é astuto, não descansa, usa as tentações para sobrecarregar e desestimular o povo de Deus. O Diabo procura roubar a alegria que nutrimos pela Palavra de Deus (Lucas 8:5,12), atormenta pessoas rancorosas e amarguradas (Efésios 4:26-27; 2 Coríntios 2:5-11), semeia contendas entre pessoas e sobrecarrega corações com amor pelo mundo (Tiago 4:7). Além de tudo isso, o Diabo procura minar a fé e desestimular os cristãos que enfrentam o sofrimento e o aperto.

Note que Pedro chama os cristão à sobriedade e à vigilância, pois o Diabo é um leão que ruge à procura de alguém para devorar. Essas expressões, relacionadas ao Diabo, se referem à sua força, astúcia e poder de destruição. Cristãos não podem se esquecer que seu adversário não descansa, é astuto, poderoso e se aproveitará de toda circunstância para destruí-los.

 

Em sexto lugar, Pedro oferece as armas para combater esse astuto, poderoso e faminto adversário. Para vencê-lo são necessárias três munições.

A primeira delas é manter a mente e o coração alerta e vigilante. No início do verso 8, Pedro orienta os cristãos a serem sóbrios e vigilantes. Isto significa ter atenção redobrada aos sinais das tentações promovidas pelo diabo, como as intrigas, conflitos relacionais, divisões e, no contexto de Pedro, as perseguições que tinham como propósito desanimar e levar o povo ao desespero.

A segunda munição que devemos usar na resistência ao diabo é a perseverança na fé. No início do verso 9, Pedro compreende que nossa luta contra o diabo não envolverá ataque, mas uma consistente defesa. Essa defesa é a fé. A fé, no contexto da carta de Pedro, é a confiança perseverante na verdade de que Deus é soberano, possui o poder sobre todas as circunstâncias difíceis, utiliza as lutas e provações para um fim proveitoso e exaltará a todos os que sofrem injustamente pelo nome de Jesus. Permanecer firmado nessas verdades garantiria vitória aos cristãos sobre o inimigo de suas almas. Tiago 4:7 diz:

sujeitem-se a Deus, mas resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês.

 

A terceira e última munição na resistência ao diabo é saber que não estamos sozinhos nessa luta. Na segunda parte do verso 9, Pedro argumenta aos cristãos que é preciso abrir os olhos e enxergar que há muitos outros irmãos enfrentando lutas severas. Essa visão gerará humildade e dependência de Deus, criará compaixão por outros que sofrem, nos previnirá do vitimismo e gerará em nós um sentimento de pertencimento a um povo, que é a Igreja de Jesus. Fazemos parte da comunidade dos remidos, fomos inseridos à família de Deus, temos irmãos que sofrem como nós e estão espalhados pelo mundo afora. Não estamos sozinhos na resistência ao diabo. Vale a pena continuar perseverante na fé e firme no combate até recebermos a coroa da justiça (2 Timóteo 4:6-8).

 

Em último lugar, Pedro conclui nos versos 10 e 11 com um poderoso consolo, afirmando que o Deus da graça dará vitória a todos que sofrem. Pedro compreende que Deus está aperfeiçoando seu povo através das lutas e garante que o próprio Jesus Cristo, que também enfrentou e venceu severas provações, conduzirá seu povo a eternidade, porque a ele pertencem todo domínio e reinado para todo o sempre.

 

 

3. aplicação

 

Aproveite os benefícios de ir à presença de Deus em dias de dificuldade e aflição. Deus é poderoso e deseja guardar nossas mentes e corações através da paz que excede todo o entendimento. Não permita que o desespero te afaste da presença de Deus, antes, vá a Deus e conheça seus atributos. Você adquirirá uma nova perspectiva do problema e receberá forças para enfrentá-lo com mais perseverança.

Entregue a Deus todos os seus medos e apreensões. Ele proverá o necessário para vencer a cada dia e te sustentará com sua presença fiel. Lembre-se diariamente que você tem sido cuidado através de várias manifestações da bondade graciosa, como o perdão de pecados, a presença do Espírito Santo, a garantia da vida eterna e a convicção de que “nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um eterno peso de glória, acima de toda comparação (2 Coríntios 4:17). 

Encare o combate diário com os olhos no verdadeiro inimigo de nossas almas. Ele é astuto, sagaz, feroz e faminto. Resista ao diabo tendo a visão na obra perfeita de Jesus, que garantiu o perdão dos pecados do passado, presente e futuro. Além do perdão, Jesus nos concedeu seu Espírito, que sustenta em toda a jornada, e garantiu também a ressurreição para a vida eterna. Ficar focado nessas verdades, enquanto entregamos a Deus nossos problemas e crescemos no conhecimento e intimidade com Sua Palavra, nos concede a melhor defesa para que, no tempo certo, o diabo fuja de nós.

Confie que Deus está usando todas as coisas para seu bem. Em breve a vitória final chegará e o último inimigo, que é a morte, será envergonhado. O retorno do Deus de glória, que possui domínio sobre todas as coisas e estabelecerá seu reino de justiça para sempre, está próximo. Fortaleça-se e console-se na esperança eterna, pois ela é eficaz para guardar nossa vida do desespero e angústia.

Por fim, lembre-se que você não está sozinho na batalha. Outros irmãos sofrem em razão de sua fé em Jesus Cristo ou pelas consequências de se viver nesse mundo amaldiçoado pelo pecado. Atente-se para a necessidade de orar pelos que sofrem e socorrê-los para que a angústia não lhes roube a alegria da salvação pela fé em Cristo.

 

 

4. oração

Deus, são tantas as razões que abatem meu coração. Há nesse mundo desemprego, fome, diversos tipos de desigualdade, doenças cruéis e fatais, violência, luto, pestes, terremotos e perseguições. Guarde meu coração pela força do Teu poder. Livra-me a alma de cair nas teias da ansiedade e do desespero. Ajuda-me na luta contra o maior adversário e não permita que eu tire os olhos da recompensa que me aguarda – a vida abundante, perfeita e gloriosa em Tua presença. Sei que não estou sozinho no combate e que há muitos que sofrem nesse momento. Oro por eles também e peço um coração compassivo para socorrê-los quando precisarem de mim. Em Cristo Jesus, amém.

 

 

PERGUNTAS PARA GRUPOS PEQUENOS

 

  1. Descreva alguns atributos de Deus que servem de grande consolo ao nosso coração. Se tiver alguma dúvida, leia o Salmo 139:1-18.
  2. Por que a esperança de ressurreição dentre os mortos e vida eterna na presença de Deus são grandes tônicos para lidar com nosso pavor e angústia?
  3. De que maneiras o diabo tenta roubar nossa paz? Como devemos lutar contra ele?
  4. Nosso sofrimento é motivo para ficarmos insensíveis diante do sofrimento alheio? Como podemos ser usados para aliviar a dor e angústia dos nossos próximos?

 

 

CONHEÇA ALGUNS MATERIAIS QUE TE AJUDARÃO A CRESCER NA FÉ:

 

passos eficientes para compreender, entender e interpretar a bíblica
Gostaria de compreender a Bíblia corretamente?

Este livro foi desenvolvido para você!

Este guia foi elaborado para todo cristão em busca de uma ferramenta acessível e altamente eficaz para a compreensão de qualquer texto bíblico.

Renato Duarte nos apresenta o desenvolvimento de uma ferramenta desenvolvida ao longo de quase 20 de estudos e dedicação ao texto bíblico. O autor conduz os leitores por um percurso prático e esclarecedor. De forma simples e didática, cada passo oferece diretrizes fundamentais para mergulhar na rica mensagem da Palavra Sagrada.

Com uma linguagem acessível e exemplos elucidativos, este livro é um recurso valioso para qualquer pessoa empenhada em cultivar uma fé sólida e alinhada com os ensinamentos da Bíblia. Prepare-se para descobrir um caminho claro e prático para interpretar e aplicar os ensinamentos da Bíblia em sua vida diária.

“7 Passos Simples para Todo Cristão Entender a Bíblia com Clareza e Fidelidade” é uma ferramenta indispensável para todos os que desejam crescer na compreensão da Palavra de Deus e fortalecer sua jornada espiritual.

ADQUIRA O SEU CLICANDO NA IMAGEM ACIMA OU NO SEGUINTE LINK: https://amzn.to/47priFH

 

 

aprendendo o que é ser homem pela Bíblia
o que a Bíblia ensina sobre masculinidade?

Num mundo onde a masculinidade autêntica é constantemente posta à prova, este livro surge como um farol orientador para homens que buscam uma postura sensata e bíblica.

Inspirando-se em homens da Bíblia que, apesar de seus dilemas e crises, emergiram triunfantes pela graça de Deus, este livro oferece mais do que mera motivação – ele proporciona princípios a seguir.

Acompanhe a jornada de seis heróis da fé, aprenda com seus erros e acertos, e extraia lições inestimáveis que são vitais para os homens de hoje.

Ele aponta para a graça de Deus, convidando os homens a viverem de forma íntegra e para a glória de Deus.

Prepare-se: essa leitura vai revolucionar sua compreensão do que significa ser um homem à luz dos desafios do dia a dia. Viva com H maiúsculo!

ADQUIRA O SEU CLICANDO NA IMAGEM ACIMA OU NO SEGUINTE LINK: https://amzn.to/48IpGYI

 

 

 

🔴 Inscreva-se em nosso canal:

https://www.youtube.com/@ABibliaPuraeSimples

 

🔴 NOSSOS RECURSOS:

Instagram:

👉 https://instagram.com/renatoduarte.com_?r=nametag

Reflexões diárias por WhatssApp:

👉 https://chat.whatsapp.com/BtCfzPcVFCj8kfZHlNv4NT

Podcast:

👉 https://podcasts.apple.com/br/podcast/bom-dia-com-a-b%C3%ADblia/id1719142726

Igreja que sirvo:

👉 https://linktr.ee/ipsetorsul

 

🛠️  Equipamentos que utilizo para gravação de vídeos:

Sony Zve-10: https://amzn.to/3RTrbMO

Sokani P25, Estúdio Profissional (Luz principal): https://amzn.to/4aOJ9bV

Bastão de luz portátil (contra luz): https://amzn.to/3RMZllz

Luz de vídeo ULANZI VL120 RGB (luz de preenchimento): https://amzn.to/3TSaiF9

Teleprompter portátil com controle remoto: https://amzn.to/47u6Gwa

Áudio:

Sistema/Gravador Microfone Rode Wireless GO II: https://amzn.to/47vkvKy

Microfone dinâmico FIFINE: https://amzn.to/3tMUEQG

JUSMO LS24 Suporte de braço para câmera e mesa: https://amzn.to/41XyDve

Computador: Apple notebook MacBook Pro de 13 polegadas: https://amzn.to/494co9l

Monitor: Dell de 27″ P2722H: https://amzn.to/3vq3aWm

 

🚨 LIVROS QUE TODO CRISTÃO PRECISA CONHECER:

  • com H Maiúsculo: aprendendo o que é ser homem com os erros e acertos dos heróis da fé: https://amzn.to/41NREjF
  • Deuses falsos – as promessas vazias do dinheiro, sexo e poder e a única esperança que realmente importa: https://amzn.to/3Sc1aKj
  • Mantendo a fé na universidade: Instruções para defesa da sua fé no campus universitário: https://amzn.to/48Nq6gG

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

A Bíblia Pura e Simples

A Bíblia Pura e Simples tem como desafio expor as Escrituras, através de vídeos e textos curtos, fazendo uso de uma linguagem simples e fiel ao sentido original, aplicando-o a uma geração carente da Verdade. Aborda ainda assuntos de interesse humano geral, fundamentados em valores do Reino de Deus.

Últimos Artigos

Siga-nos