fbpx
English Spanish Portuguese Chinese (Simplified)
English Spanish Portuguese Chinese (Simplified)

Os benefícios para quem ama a correção. Provérbios 10:17

Quem aceita a disciplina está no caminho da vida, mas o que despreza a repreensão se desvia dele (Provérbios 10:17).

 

Perícope: Provérbios 10-11

 

 

Pano de Fundo

Provérbios 10:17 realça a importância da disciplina e da correção na busca pela sabedoria e pelo caminho da vida. Aqueles que aceitam a disciplina estão dispostos a aprender e a crescer, enquanto aqueles que a desprezam se afastam do caminho da sabedoria. Essa passagem enfatiza que a disposição para aceitar correção e aprender com os erros é essencial para uma vida guiada pela sabedoria e pela retidão.

 

 

Reflexão

Existe duas maneiras de reagirmos à correção de Deus. A primeira é nos submetendo a ela humilde e amorosamente, acreditando que nosso Pai a utiliza para nos aperfeiçoar, levando-nos à dependência de Sua graça, à humildade, ao quebrantamento e à maturidade. A segunda maneira de reagirmos à disciplina de Deus é através da revolta, da murmuração, do questionamento, do orgulho e do afastamento da comunhão com o Criador e de Sua Palavra.

Cada um desses caminhos moldará nosso coração de maneiras diferentes. O primeiro produzirá frutos de justiça, nos santificará, nos tornará seguidores do exemplo deixado por Jesus e nos preparará para a eternidade. O segundo amargará nosso coração, nos tornará cínicos, incapazes de agradecer e celebrar, e, no final, nos afastará da graça de Deus.

O autor de Hebreus foi claro ao nos instruir: “Filho meu, não despreze a correção que vem do Senhor, nem desanime quando você é repreendido por ele; porque o Senhor corrige a quem ama e castiga todo filho a quem aceita. Deus os trata como filhos. Deus nos disciplina para o nosso próprio bem, a fim de sermos participantes da sua santidade. Na verdade, toda disciplina, ao ser aplicada, não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza. Porém, mais tarde, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça.” (Hebreus 12:5-7, 10-11).

Entender a disciplina divina é reconhecer que Deus, como um Pai amoroso, está constantemente moldando e refinando. Ele nos corrige não por ira ou vingança, mas porque nos ama e deseja nosso crescimento. A disciplina é uma ferramenta da Graça para nos ensinar, treinar e nos tornar mais semelhantes a Cristo. Quando enfrentada com a perspectiva correta, a disciplina não é um castigo, mas sim uma oportunidade de aprendizado e edificação.

Se você estiver passando por um tempo de provação, onde a mão amorosa de Deus está te corrigindo, pergunte-se como você pode utilizar essa provação para glorificar a Deus e o que você pode fazer para ter um coração humilde, grato, dependente e que confia cada vez mais nos perfeitos propósitos de Deus.

 

 

Perguntas para reflexão:

  1. Você já passou por um momento de correção ou disciplina de Deus? Como foi sua reação inicial e o que você aprendeu?
  2. O que significa para você ter um “coração humilde” diante da correção de Deus?
  3. Como você identifica a diferença entre uma disciplina que vem de Deus e os desafios ou problemas que são simplesmente parte da vida ou consequência de nossas próprias escolhas?
  4. Em tempos de provação, quais práticas ou hábitos você adota para manter uma atitude de dependência e confiança em Deus?

 

 

Oração

Ore para que Deus o ajude a se submeter humildemente à Sua correção e disciplina, reconhecendo que isso faz parte do Seu amor por você e buscando aprender com essas experiências.

Peça a Deus para encher seu coração de gratidão, mesmo nas épocas de correção, de modo que você possa glorificá-Lo em todas as circunstâncias.

Ore para que Deus o fortaleça na fé, ajudando-o a confiar nos Seus perfeitos propósitos.

 

 

 

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

A Bíblia Pura e Simples

A Bíblia Pura e Simples tem como desafio expor as Escrituras, através de vídeos e textos curtos, fazendo uso de uma linguagem simples e fiel ao sentido original, aplicando-o a uma geração carente da Verdade. Aborda ainda assuntos de interesse humano geral, fundamentados em valores do Reino de Deus.

Últimos Artigos

Siga-nos