fbpx
English Spanish Portuguese Chinese (Simplified)
English Spanish Portuguese Chinese (Simplified)

Como ter uma vida próspera: a lição das formigas. Provérbios 6:6

Aprenda com a formiga, preguiçoso! Observe como ela age e seja sábio. Ela trabalha duro durante todo o verão, juntando comida para o inverno (Pr. 6:6).

 

Perícope: Provérbios 6:6-11

 

 

Pano de Fundo

Provérbios 6:6 chama a atenção para a lição de trabalho e previdência que podemos aprender com as formigas. No contexto, o autor exorta os preguiçosos a observar o exemplo das formigas, que diligentemente coletam comida durante o verão para se prepararem para o inverno. Essa passagem enfatiza a importância do trabalho árduo, da responsabilidade financeira e da prudência ao lidar com os recursos, incentivando-nos a ser sábios em nossas ações e a evitar a preguiça.

 

 

Reflexão

Você sabia que podemos aprender teologia com seres animados e inanimados? Jesus nos encorajou a olhar para as aves do céu e as flores do campo, que são cuidadas por Deus, para nos lembrarmos de Sua provisão constante e Seu cuidado amoroso por nós, Seus filhos amados. Ele nos ensinou a confiar em Deus e a não nos preocuparmos com as necessidades básicas da vida, combatendo assim a ansiedade que pode afetar nosso coração (Mateus 6:25-33).

O argumento de Jesus é que, se Deus sustenta os pássaros e veste as flores, que são apenas Suas criaturas, imagine o que Ele fará por cada um de nós, Seus filhos amados.

Outro ensinamento de teologia que aprendemos com a criação está no reino das formigas. A Palavra de Deus nos estimula a observá-las e imitar seu ritmo. As formigas trabalham de maneira responsável no verão para terem provisão no inverno. As formigas nos ensinam a trabalhar com inteligência e poupar com prudência durante a juventude e a idade adulta, pois a velhice, que é o inverno da vida, chegará para todos nós. Quando esse tempo chegar, precisaremos de recursos para sobreviver.

Sem dúvida, a preguiça é inimiga do trabalho. Ela destrói suas vítimas com a pobreza e humilha aqueles que a ela se submetem. A preguiça é tão condenável que o apóstolo Paulo deu a seguinte ordem: “Se alguém não quer trabalhar, também não coma” (2 Tessalonicenses 3:10).

Devemos lembrar que o trabalho é uma dádiva de Deus. Ele nos concede os recursos necessários para prover para nós mesmos, nossos filhos e ainda abençoar aqueles que sofrem ao nosso redor. Por meio dos recursos que o trabalho nos oferece, também desenvolvemos nossos dons e talentos, avançando o Reino de Deus ao plantar igrejas e apoiar missionários em nosso país e no mundo.

Que sua vida seja conhecida como a de uma pessoa que trabalha com dedicação e honestidade para a glória de Deus, e que sua velhice seja provida com fartura e dignidade, nunca lhe faltando o necessário para viver de maneira digna.

 

 

Perguntas para reflexão:

  1. Você já parou para considerar como a natureza ao seu redor pode te ensinar algo sobre Deus e Sua vontade para sua vida?
  2. O que as formigas e seu comportamento previdente podem nos ensinar sobre a importância do planejamento financeiro e do trabalho árduo em nossa própria vida?
  3. De que maneira o conceito bíblico de trabalho impacta sua visão sobre emprego, poupança e generosidade?

 

 

Oração

Ore para que Deus fortaleça sua confiança em Sua providência, lembrando que Ele cuida das aves do céu e das flores do campo e cuidará de você de maneira ainda mais amorosa.

Peça a Deus sabedoria para aprender com a disciplina e o trabalho responsável das formigas, para que você possa administrar seus recursos com inteligência e preparar-se para o futuro.

Ore para que Deus o capacite a ser dedicado e honesto em seu trabalho, para que você possa usar os recursos que Ele lhe confiou para abençoar outros e avançar em Seu Reino.

 

 

 

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

A Bíblia Pura e Simples

A Bíblia Pura e Simples tem como desafio expor as Escrituras, através de vídeos e textos curtos, fazendo uso de uma linguagem simples e fiel ao sentido original, aplicando-o a uma geração carente da Verdade. Aborda ainda assuntos de interesse humano geral, fundamentados em valores do Reino de Deus.

Últimos Artigos

Siga-nos