fbpx
English Spanish Portuguese Chinese (Simplified)
English Spanish Portuguese Chinese (Simplified)

Como encontrar sentido a nossa vida vazia: o segredo revelado em Eclesiastes 2:11.

Mas, ao olhar para tudo que havia me esforçado tanto para realizar, vi que nada fazia sentido; era como correr atrás do vento. Não havia nada que valesse a pena debaixo do sol (Eclesiastes 2:11).

 

Perícope: Eclesiastes 2:1-11

 

 

Pano de Fundo

No livro de Eclesiastes, o autor, comumente associado a Salomão, reflete sobre suas realizações e esforços na busca de significado e propósito na vida. Ele expressa uma profunda sensação de futilidade e vazio em relação às conquistas mundanas e prazeres temporários. O autor usa a metáfora de “correr atrás do vento” para descrever a sensação de que suas realizações não têm substância duradoura. Essa passagem deseja nos fazer compreender que o verdadeiro significado e propósito para nossas vidas está além das coisas que o ser humano e esse mundo podem oferecer.

 

 

Reflexão

Nos dois primeiros capítulos de Eclesiastes, o sábio narra sua jornada em busca de sentido e felicidade ao percorrer todos os caminhos propostos pelo ser humano. Salomão, provável autor desse livro, procurou olhar para a vida utilizando as lentes de alguém que não leva Deus em consideração. É como se ele tivesse colocado os óculos de um ímpio e buscado encontrar satisfação através das propostas que o mundo oferece.

Com grande empenho, o sábio procurou encontrar alegria e contentamento no acúmulo de conhecimento. Ele se dedicou à conquista de diplomas, cursos de especialização, mestrados e doutorados, além de se aprofundar em várias áreas do saber. Em seguida, ele andou pela jornada do acúmulo de riquezas. Adquiriu casas, fazendas e se envolveu em diversos empreendimentos. No entanto, sua busca não parou por aí. Salomão também se entregou aos prazeres da vida, promovendo e participando de festas regadas aos melhores alimentos e bebidas. E, desejando mais, se rendeu à prática sexual desenfreada. Todos esses caminhos foram percorridos com um único propósito: encontrar a felicidade, o contentamento e o sentido para a vida à parte de Deus.

O resultado colhido pelo sábio foi desesperador! Salomão afirmou que investiu sua energia para correr atrás do vento. Era como se tivesse vivido, à semelhança de uma criança, fascinado pela simples bolha de sabão, brilhante e atraente por fora, mas vazia por dentro.

Ele chegou a conclusão de que não encontramos o sentido e a razão para a vida levando em conta somente o que acontece debaixo do sol. É necessário olhar para além deste mundo. Precisamos olhar para Aquele que criou todas as estrelas, galáxias e universo. Precisamos olhar para o Deus Todo-Poderoso, pois é nEle que encontraremos o verdadeiro propósito para nossas vidas.

Agostinho de Hipona, um dos mais renomados teólogos da história, fez uma bela oração após sua conversão, expressando o despertar de sua alma para a verdade que liberta e sacia:

“Tarde te amei, ó Beleza tão antiga e tão nova. Tarde te amei! Por tantos anos, estive distante de Deus, mas durante esse tempo algo se movia dentro do meu coração. Eu era inquieto, buscava a felicidade, ansiava por algo que não encontrava. Mas tu te compadeceram de mim e tudo mudou, pois permitiste que eu te conhecesse. Tu te tornaste meu auxílio.

Durante os anos de minha juventude, coloquei meu coração em coisas exteriores que apenas me afastavam cada vez mais Daquele a quem meu coração, sem saber, desejava. Eu estava do lado de fora, enquanto Tu estavas dentro! Fui mantido longe de Ti por coisas que só existem por causa de Ti.

Mas Tu me chamaste, clamaste por mim, e o teu grito rompeu a minha surdez.

Tu brilhaste, resplandeceste sobre mim e dissipaste a minha cegueira. Exalaste o teu perfume, e eu respirei. Agora, suspiro por Ti, anseio por Ti! Tu és o Deus de quem se afastar é morrer, de quem se aproximar é ressuscitar, de quem habitar é viver. És o Deus de quem fugir é cair, a quem retornar é levantar-se, em quem se apoiar é estar seguro. És o Deus a quem esquecer é perecer, a quem buscar é renascer, a quem conhecer é possuir. Foi assim que encontrei a Deus e percebi, no fundo, que era a Ele que meu coração ardente buscava, mesmo sem eu saber.”

 

Ao refletirmos sobre a jornada do sábio em busca de sentido e felicidade, somos confrontados com a realidade de que as propostas do mundo e os prazeres passageiros não podem preencher o vazio em nossos corações. Contudo, quando direcionamos nosso olhar além deste mundo, para o Deus Todo-Poderoso, descobrimos a fonte de verdadeiro contentamento e propósito para nossas vidas. É nEle que encontramos a resposta para as nossas inquietações e anseios mais profundos. Assim como Agostinho de Hipona, que tarde reconheceu a beleza e a presença de Deus, também podemos experimentar essa transformação em nosso coração.

 

 

Perguntas para reflexão:

  1. Você já buscou a felicidade ou sentido na vida através de conquistas materiais, acadêmicas ou prazeres pessoais? Como foi essa experiência para você?
  2. Salomão descreve que todas as suas buscas eram como “correr atrás do vento”. Você já se sentiu assim? O que você acha que ele quer dizer com isso?
  3. Como a oração de Agostinho de Hipona se relaciona com a sua própria busca por significado e felicidade? Você já teve um “despertar” semelhante em sua vida?
  4. Ao considerar que o verdadeiro propósito e contentamento são encontrados em Deus, como isso muda sua perspectiva sobre as buscas e prioridades em sua própria vida?

 

 

Oração

Ore para que Deus desperte seu coração para buscar significado e propósito em Sua presença, reconhecendo que a busca por prazeres passageiros não preencherá o vazio interior.

Peça a Deus por sabedoria para discernir entre o que é temporário e o que é eterno, para que possa direcionar sua vida em busca do verdadeiro contentamento.

 

 

 

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

A Bíblia Pura e Simples

A Bíblia Pura e Simples tem como desafio expor as Escrituras, através de vídeos e textos curtos, fazendo uso de uma linguagem simples e fiel ao sentido original, aplicando-o a uma geração carente da Verdade. Aborda ainda assuntos de interesse humano geral, fundamentados em valores do Reino de Deus.

Últimos Artigos

Siga-nos