Não se esqueça de seu Criador nos dias de sua juventude. Honre-o enquanto você é jovem, antes que venham os tempos difíceis e cheguem os anos em que você dirá: “Não tenho mais prazer em viver” (Eclesiastes 12:1).
Perícope: Eclesiastes 12:1-7
Pano de Fundo
Neste verso final do livro de Eclesiastes, o autor adverte sobre a importância de lembrar-se de Deus desde a juventude. Ele destaca a necessidade de honrar e buscar Deus enquanto somos jovens e cheios de vitalidade, antes que os desafios e o envelhecimento tragam desânimo. Essa mensagem ressalta a importância da espiritualidade e da busca por um relacionamento com Deus em todas as fases da vida, encontrando significado e propósito em Sua presença.
Reflexão
O último capítulo de Eclesiastes nos lembra de uma dolorosa realidade enfrentada pela maioria dos idosos. Problemas na visão, como catarata e glaucoma, dores nas articulações, dificuldades de locomoção, perda da audição, medo da solidão e abandono, além da constante sensação de que a morte se aproxima.
Durante uma recente visita a alguns anciãos em minha comunidade, senti-me profundamente tocado e um pouco melancólico diante do que vi e escutei. Uma das fundadoras da igreja que lidero, mesmo sem depender de medicamentos, já não tem a capacidade de caminhar e enfrenta consideráveis desafios auditivos. Outra senhora, que durante sua juventude e vida adulta teve uma carreira educacional ativa, com vasta cultura acadêmica, lamenta por não conseguir mais se lembrar de coisas básicas do dia a dia e nem ensinar tarefas escolares para seus netos que estão nos primeiros anos do ensino fundamental.
Diante dessas dificuldades trazidas pela velhice, o sábio autor de Eclesiastes nos oferece um valioso conselho, direcionado especialmente aos jovens. Ele exorta os mais jovens a viverem atentos à vontade de Deus, seu Criador. O sábio estimula os jovens e adultos a honrarem a Deus, para que, ao chegarem ao final da jornada, além de enfrentarem a decadência do corpo e da mente, não sejam consumidos pelo remorso de terem desperdiçado sua única e preciosa vida correndo atrás de ilusões.
O sábio enfatiza que “a vida é breve, mas agradável enquanto dura. Ela é frágil como porcelana, valiosa e bela, mas um dia chegará ao fim. O corpo retornará ao pó, e o espírito voltará a Deus, que o concedeu” (Eclesiastes 12:6-7, A Mensagem).
A vida que realmente vale a pena é aquela que se rendeu a Jesus como Senhor e Salvador, aquele que veio ao mundo, assumiu a maldição de nossos pecados e ressuscitou para nos justificar e nos dar esperança de vida eterna. A vida digna de ser vivida é aquela que atravessa os vales sombrios deste mundo caído e amaldiçoado pelo pecado, caminhando sempre na estreita, mas segura estrada pavimentada pela Palavra de Deus. A vida que vale a pena é aquela que creu e se rendeu ao que foi registrado pelo salmista:
“Confie no SENHOR e faça o bem; habite na terra e alimente-se da verdade. Agrade-se do SENHOR, e ele satisfará os desejos do seu coração. Entregue o seu caminho ao SENHOR, confie nele, e o mais ele fará. Fará com que a sua justiça sobressaia como a luz e que o seu direito brilhe como o sol ao meio-dia (Salmo 37:3-6).”
Perguntas para reflexão:
- Como a descrição das dificuldades da velhice em Eclesiastes faz você refletir sobre a forma como vive sua vida atualmente?
- De que maneiras a sociedade valoriza a juventude e ignora a sabedoria que vem com a idade?
- Como o ensino do sábio autor de Eclesiastes pode influenciar a forma como encaramos as responsabilidades e escolhas em diferentes fases da vida?
Oração
Agradeça a Deus por oferecer a promessa da vida eterna através de Jesus Cristo, reconhecendo a importância de focar na eternidade em meio às dificuldades da vida terrena.
Peça a Deus sabedoria e discernimento para honrá-Lo em todas as fases da vida, vivendo de acordo com Sua vontade e evitando o desperdício de tempo em ilusões passageiras.
Ore por compaixão e empatia pelos idosos em sua comunidade e em todo o mundo, para que possam encontrar conforto e apoio em sua jornada de envelhecimento, e para que possam encontrar esperança na vida eterna em Cristo.