Moisés, porém, disse ao SENHOR: “Ó Senhor, não tenho facilidade para falar, nem antes, nem agora que falaste com teu servo! Não consigo me expressar e me atrapalho com as palavras” (Êxodo 4:10).
Perícope: Êxodo 3:11-4:17
Pano de Fundo
No contexto de Êxodo 4:10, Moisés estava dialogando com Deus, expressando sua hesitação em aceitar a missão de liderar o povo de Israel fora do Egito. Ele mencionou sua dificuldade em falar de forma eloquente e sua insegurança nas habilidades de comunicação. Moisés demonstrou o medo de levar a cabo o chamado recebido, mas Deus assegurou-lhe que estaria com ele e o capacitaria para cumprir o propósito designado. Esse episódio realça a tendência humana para fugir e se justificar, e também revela a provisão e poder concedidos por Deus para o cumprimento da missão por Ele designada.
Reflexão
No relato de Êxodo 4:10, vemos Moisés numa situação com a qual muitos de nós podemos nos identificar. Deus o chama para uma grande missão, mas Moisés, cheio de inseguranças e temores, aponta suas limitações, especificamente, sua dificuldade de se expressar. Muitos de nós já fizemos o mesmo, não é verdade? Seja alegando falta de tempo, inexperiência, ou até mesmo se sentindo inadequado para ensinar em um grupo pequeno de estudos bíblicos, liderar um projeto social ou evangelizar um amigo.
É interessante perceber que Deus não desconsidera nossas limitações, mas Ele as transcende. Deus não negou a dificuldade de Moisés, mas prometeu estar com ele, guiando suas palavras e ações. O mesmo Deus que capacitou Moisés é o que capacita cada um de nós hoje. Ele nos equipa e nos dá forças para realizar os propósitos divinos em nossas vidas, mesmo diante das barreiras que encontramos em nós mesmos.
O que Deus realmente requer de nós é um coração disposto a confiar e a obedecer, uma fé que nos leva a dizer “Eis-me aqui, envia-me a mim”, confiando que será Ele operando através de nós, superando nossas limitações e fazendo-nos instrumentos de Sua vontade soberana.
E quando pensamos em obediência e entrega total à vontade de Deus, é impossível não lembrar de Jesus, que se manteve fiel à missão que o Pai lhe confiou, uma missão que o levou à cruz, tornando-se maldição em nosso lugar para nos conceder o perdão e a salvação. Jesus é nosso maior exemplo de obediência prazerosa ao Pai, demonstrando um amor incomparável por nós, assumindo a maldição dos pecados e garantindo nossa redenção eterna.
Dessa forma, que possamos, estimulados pelo exemplo de Jesus, responder ao chamado de Deus com coragem e disposição, confiando que, em sua graça, Ele nos capacitará para cada obra boa que tem preparado para nós, para a glória de Seu nome.
Perguntas para reflexão:
- Você já se sentiu inadequado para um chamado?
- Como perceber a atuação de Deus em meio às nossas limitações?
- Como cultivar um coração disposto ao chamado divino?
Oração
Ore por uma fé que supera suas inseguranças e limitações, capacitando-o a responder ao chamado de Deus com confiança e coragem.
Peça a Deus para guiar suas palavras e ações em todas as áreas de sua vida, para que você possa ser um instrumento eficaz em Suas mãos, apesar de suas fraquezas.
Agradeça a Deus pelo exemplo supremo de obediência em Jesus Cristo, confiando que Ele nos capacitará para cumprir Sua vontade em nossas vidas.