fbpx
English Spanish Portuguese Chinese (Simplified)
English Spanish Portuguese Chinese (Simplified)

A verdade chocante sobre a natureza humana: O que a bíblia revela sobre nossa condição espiritual? Isaías 53:6

Todos nós nos desviamos como ovelhas; deixamos os caminhos de Deus para seguir os nossos caminhos. E, no entanto, o SENHOR fez cair sobre ele os pecados de todos nós (Isaías 53:6).

 

Perícope: Isaías 53

 

 

Pano de Fundo

Isaías 53:6 destaca a condição humana de desviar-se do caminho de Deus, comparando-a ao comportamento das ovelhas que se perdem. O pano de fundo revela a natureza pecaminosa da humanidade e sua propensão para afastar-se da vontade divina. No entanto, o texto também proclama o extraordinário amor de Deus, pois Ele fez com que todos os nossos pecados recaíssem sobre o Messias, prefigurando o sacrifício de Jesus para a redenção da humanidade.

 

 

Reflexão

Em uma linguagem simples, a Bíblia nos conta uma história desde o início dos tempos. No Jardim do Éden, Adão, o primeiro homem criado, teve uma escolha a fazer e, infelizmente, ele fez a escolha errada, levando consigo toda a humanidade para um estado de queda (Gênesis 3:6). Esta escolha trouxe o pecado ao mundo, e como resultado, todos nós nascemos em pecado. Como Romanos 3:23 diz: “Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus”.

Quando falamos de “depravação total”, estamos dizendo que, por causa do pecado, todos os aspectos do nosso ser estão corrompidos. Nossos corações, mentes e vontades são influenciados pelo pecado desde o nascimento. “O coração é enganoso acima de todas as coisas e desesperadamente corrupto; quem o entenderá?” (Jeremias 17:9). Isso significa que, por nós mesmos, não buscamos a Deus e, na verdade, estamos espiritualmente mortos (Efésios 2:1).

Mas a boa notícia é que Deus, em Seu amor infinito, não nos deixou nesse estado. Vendo nossa condição de morte espiritual e separação Dele, Ele enviou Seu Filho, Jesus, ao mundo. Jesus veio para nos resgatar, para nos trazer de volta à vida, e para nos reconciliar com Deus. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).

Agora, aqui está a parte incrível: mesmo com todos os nossos erros e desvios, Deus colocou sobre Jesus a punição que merecíamos. Como Isaías 53:6 diz: “Todos nós nos desviamos como ovelhas; deixamos os caminhos de Deus para seguir os nossos caminhos. E, no entanto, o SENHOR fez cair sobre ele os pecados de todos nós”. Jesus, que era sem pecado, aceitou a nossa culpa e sofreu em nosso lugar.

Em resumo, a história da Bíblia é a história do amor de Deus por nós. Apesar de nossas falhas, Ele enviou Jesus para pagar o preço pelos nossos pecados. Hoje, podemos ter esperança e vida eterna por meio de Jesus. Em vez de vivermos separados de Deus, podemos nos reconciliar com Ele e experimentar Seu amor e graça todos os dias de nossas vidas.

 

 

Perguntas para reflexão:

  1. Diante do entendimento de que “todos os aspectos do nosso ser estão corrompidos” pelo pecado, como você vê a importância do papel de Jesus em sua vida?
  2. Ao refletir que “o SENHOR fez cair sobre ele [Jesus] os pecados de todos nós”, como isso impacta sua percepção sobre a justiça e o amor de Deus?
  3. A história da Bíblia é apresentada como “a história do amor de Deus por nós”. Como esse amor divino influencia sua vida e suas decisões?

 

 

Oração

Agradeça a Deus pelo Seu amor incondicional que o levou a enviar Seu Filho, Jesus, para nos resgatar do pecado e da separação.

Ore para que Deus o capacite a compartilhar o amor e a mensagem de Jesus com outras pessoas, para que elas também possam conhecer o perdão e a esperança encontrados em Cristo.

 

 

 

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

A Bíblia Pura e Simples

A Bíblia Pura e Simples tem como desafio expor as Escrituras, através de vídeos e textos curtos, fazendo uso de uma linguagem simples e fiel ao sentido original, aplicando-o a uma geração carente da Verdade. Aborda ainda assuntos de interesse humano geral, fundamentados em valores do Reino de Deus.

Últimos Artigos

Siga-nos