fbpx
English Spanish Portuguese Chinese (Simplified)
English Spanish Portuguese Chinese (Simplified)

O sacrifício perfeito de Jesus na Cruz, que pagou a nossa dívida para sempre. Isaías 53:5

Mas ele foi traspassado por causa das nossas transgressões e esmagado por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos sarados (Isaías 53:5)

 

Perícope: Isaías 53

 

 

Pano de Fundo

Isaías 53:5 é um trecho em que Isaías descreve o Messias sofredor. O pano de fundo é a compreensão de que o Servo do Senhor, identificado como Jesus no Novo Testamento, sofreria por causa dos pecados da humanidade. Suas feridas e sacrifício proporcionariam paz e cura espiritual à humanidade, demonstrando o amor e a graça de Deus.

 

 

Reflexão

Jesus veio ao mundo ciente de Sua missão, sabendo que seria entregue aos malfeitores, espancado, humilhado, escarnecido, crucificado e morreria em agonia, sendo feito maldição em nosso lugar. Durante todo o processo, desde a traição de Judas até à crucificação, Jesus não ofereceu resistência. Voluntariamente entregou Sua vida para nos resgatar da condenação do pecado.

O pecado dos nossos primeiros pais no Éden foi transmitido a nós, fazendo com que nascêssemos separados de Deus, cegos para a verdade, mortos espiritualmente, alheios à vida verdadeira, sujeitos a cair em todo engano oferecido pelo diabo e seus asseclas e, caso não sejamos reconciliados com Deus, passíveis da Sua ira santa por toda a eternidade (Romanos 3:10-18).

Foi a nossa condição miserável e espiritualmente perdida que motivou a vinda de Jesus ao mundo. Como não somos capazes de viver de forma perfeita para oferecer um sacrifício eficaz e obter perdão e salvação, Jesus, o Deus encarnado, assumiu nossa humanidade e viveu em perfeita obediência à vontade de Deus Pai. Seu sacrifício foi eficaz, pois Ele era o Cordeiro inocente que nunca transgrediu a Lei de Deus (Romanos 3:23-26).

Onde o primeiro Adão falhou, o segundo Adão, que é Cristo, triunfou como representante da raça humana, assegurando perdão dos pecados, reconciliação com Deus, adoção à família da Trindade e a esperança de vida eterna para todos os que estão Nele (Romanos 5:12-21).

Não podemos esquecer que foram nossos pecados que levaram Jesus à cruz. Foram nossos pecados que O pregaram lá. Eram nossos pecados que precisavam ser pagos e expiados. Foram nossos pecados que levaram Jesus a ser transpassado, esmagado, humilhado, zombado, escarnecido, ultrajado, desrespeitado, esbofeteado, açoitado, cuspido, crucificado e perfurado. Jesus suportou o castigo que merecíamos e Se fez maldição em nosso lugar, para que pudéssemos receber o perdão de Deus Pai, ter paz com Ele e ter acesso novamente à verdadeira vida.

É fundamental reconhecermos nossa condição de separação e condenação devido ao pecado, para compreendermos a necessidade do sacrifício de Jesus em nosso favor. Seu sangue derramado e Suas feridas sofridas são a expressão máxima do amor redentor de Deus, que nos oferece perdão, paz com Ele e cura.

Como resposta a esse sacrifício, somos chamados a viver em gratidão, arrependimento e entrega total de nossas vidas a Deus. Devemos abraçar a realidade de que fomos comprados por um preço elevado e viver de acordo com a nova vida que recebemos em Cristo. Lembremo-nos diariamente da graça salvadora de Deus e cumpramos nossa missão de proclamar o Evangelho, levando a mensagem da cruz a todos que precisam conhecer o perdão e a esperança encontrados em Jesus Cristo.

 

 

Perguntas para reflexão:

  1. Como o fato de que “Jesus suportou o castigo que merecíamos” impacta sua visão sobre a gravidade do pecado e a necessidade de arrependimento?
  2. O texto fala que fomos “comprados por um preço elevado”. Como essa noção altera sua perspectiva sobre seu próprio valor e dignidade?
  3. Diante do sacrifício de Jesus, como você enxerga a responsabilidade de “cumprir nossa missão de proclamar o Evangelho” a outros?

 

 

Oração

Agradeça a Deus por enviar Seu Filho, Jesus, para se tornar o sacrifício perfeito em nosso lugar.

Ore para que Deus lhe ajude a reconhecer a gravidade do pecado e a sua necessidade de perdão através do sacrifício de Jesus. Peça por um coração contrito e arrependido.

Ore para que Deus capacite você a cumprir sua missão de proclamar o Evangelho e compartilhar a mensagem da cruz com aqueles que ainda não conhecem o perdão e a esperança encontrados em Jesus Cristo.

 

 

 

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

A Bíblia Pura e Simples

A Bíblia Pura e Simples tem como desafio expor as Escrituras, através de vídeos e textos curtos, fazendo uso de uma linguagem simples e fiel ao sentido original, aplicando-o a uma geração carente da Verdade. Aborda ainda assuntos de interesse humano geral, fundamentados em valores do Reino de Deus.

Últimos Artigos

Siga-nos